Este trabalho objetiva discutir como as práticas educativas desempenhadas por uma ONG contribui para o aperfeiçoamento de hábitos saudáveis de pessoas idosas. Trata-se de uma Organização sem fins lucrativos que há mais de 40 anos presta serviços para a comunidade de um bairro popular na cidade de Caruaru -PE. Sobre os nossos objetivos específicos pretendemos: apontar os principais conceitos da educação popular utilizados na reeducação alimentar, identificar como se dão as práticas educativas para reeducação de bons hábitos alimentares e físicos e por fim descrever os principais conceitos de saúde e qualidade de vida do idoso. Toma-se como lente teórica as contribuições de Vasconcelos (1997) onde o mesmo trata a educação popular no âmbito da saúde no que se refere a importância do diálogo, em consonância com esse autor elegemos o pensamento de Freire (1987) ao tratar também sobre a importância do diálogo bem como na valorização do conhecimento recíproco. Como procedimentos metodológicos nos utilizamos da observação participante, das entrevistas estruturadas e semi estruturadas e do diário de campo sendo este último um grande aliado nesses momentos. Nas nossas conclusões destacamos a importância dessas organizações(ONGs) no âmbito das políticas sociais não como uma solução para as demandas populares, mas como um processo de como desenvolver estratégias e mecanismos na melhor qualidade de vida das pessoas nesses espaços em que o Estado se ausentou de suas atribuições.