O etnoconhecimento pode ser abordado como uma ferramenta metodológica que implica na abordagem do conhecimento cultural e regional, resgatando o vínculo entre o saber popular e o científico das plantas medicinais. O objetivo desse trabalho foi conhecer sobre a forma corretas de cultivo sustentável, utilização e preparo de plantas medicinal por estudantes de um curso técnico em agropecuária; e a partir dessas informações planejar as diretrizes do curso de plantas medicinais, incentivando assim os alunos a adotarem práticas corretas de cultivo sustentável, utilização e preparo de plantas medicinais. Foram realizadas entrevistas com 70 estudantes de um Curso Técnico em Agropecuária e ministradas 30 horas/aula sobre o tema, onde foram passadas informações sobre as práticas corretas de cultivo sustentável, utilização e preparo, além de salientar a importância da identificação correta das plantas medicinais. Dentre as atividades práticas, foi ministrado uma oficina de preparo de produtos artesanais a partir de plantas medicinais. Todos os estudantes relataram o uso de plantas medicinais, contudo, a maioria (51,42%) afirmou usar as plantas medicinais apenas quando estão doentes. Outro questionamento feito aos alunos foi qual parte vegetal eles mais utilizam e a maioria (61,42%) respondeu que usa a folha. Já em relação a forma de preparo, 62,85% utilizam na forma de chá. Os alunos também foram questionados se a utilização das plantas medicinais deu algum resultado e 81,42% respondeu que sim. De forma geral os alunos de curso técnico em agropecuária possuem conhecimento sobre plantas medicinais. Apesar disso, a troca de conhecimento entre os próprios alunos, as aulas e a oficina de produção de medicamentos fitoterápicos artesanais constituíram uma importante ferramenta para transmissão e aquisição de novos conhecimentos sobre práticas corretas de cultivo sustentável, utilização e preparo de plantas medicinais.