O presente trabalho aborda sobre a importância do uso dos materiais manipuláveis no ensino de Matemática para alunos videntes e alunos deficientes visuais (DV). Tal proposta, a qual será fruto de nossos TCCs, surge a partir de trabalhos desenvolvidos em um projeto do Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), o qual tem perfil colaborativo e ligado com as universidades UFMS e UEPB e UFAL, sendo UEPB a qual fazemos parte, coordenado pela Prof. Dra. Abigail Fregni Lins, docente da Pós-Graduação em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba. Esta proposta tem como objetivo utilizar os materiais manipuláveis relacionadas à prática escolar do ensino de Matemática, especificamente o ensino de Geometria para os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano da E.E.E.F.M Senador Argemiro de Figueiredo, localizada em Campina Grande-PB. Os materiais que utilizamos para a realização deste trabalho foram materiais adaptados por nós, o Jogo da Velha e os Sólidos Geométricos, com o intuito de apresentar para os professores de Matemática novas possibilidades de estarem trabalhando a Geometria, tendo o auxilio dos materiais mencionados acima. Este projeto é constituído por grupos com diversas temáticas, dentre eles o grupo Deficiência Visual e Educação Matemática.