A presente pesquisa tem por objetivo conhecer como está sendo feito o trabalho em educação sexual promovido por uma escola participante do Programa Saúde nas escolas – PSE, do governo federal. O programa possui como atividade programática a implementação de orientação sexual nas escolas, dentre outras ações. A presente pesquisa tem por objetivo compreender quais temas estão sendo tratados e os modos como isso está sendo feito. De modo mais específico, procura identificar se nestas ações estão sendo desenvolvidas práticas de combate à homofobia. Para tanto, foi elaborado e aplicado um questionário 5 e professores e 3 gestores de uma escola pública de enino médio em Itapipoca-CE. As conclusões provisórias apontam para a existência de uma educação sexual voltada ao combate de DSTs/AIDS e da gravidez precoce, por intermédio de sistemáticas Em relação ao combate de práticas homofóbicas, pode ser percebida a total ausência de sistematicidade sobre a matéria dentro do programa de orientação sexual efetivado pelos professores. Deste modo, fica a cargo do professor a decisão sobre a existência do debate e os modos como proceder. Não há ações constantes que discutam questões de gênero. Na escola pesquisada, o enfrentamento à homofobia tem sido realizado pela assunção de alunos gays e lésbicas, através de uma espécie performatividade protagonista Queer.