O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da CAPES, criado com a finalidade de estimular a integração da Educação Superior com a Educação Básica, visa à valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação e também o aperfeiçoamento desses professores para atuar nas instituições de ensino público. Este trabalho tem por objetivo analisar e discutir as contribuições do PIBID na formação inicial dos licenciandos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité-PB. A pesquisa se concretizou através da elaboração e aplicação de um questionário semiaberto com perguntas relacionadas a contribuição do projeto. Aplicado em julho de 2015, o instrumento de coleta de dados contemplou 27 alunos bolsistas de diferentes licenciaturas: Química, Física, Matemática e Ciências biológicas. Ao analisar as respostas pôde-se concluir que as experiências vivenciadas no PIBID contribui de forma enriquecedora e significativa no processo formativo dos licenciandos, sendo o PIBID para estes, um projeto que influencia diretamente em sua preparação frente à docência. Também foi possível perceber, que o PIBID vem alcançando seus objetivos, principalmente quando se refere à construção da identidade profissional docente, incentivo a formação de professores em nível superior para a educação básica, práticas docentes e experiências metodológicas de caráter inovador que contribuam para a qualidade do ensino. Contudo, visto que cada área possui suas particularidades, sugerimos o aprofundamento do estudo, sendo essas contribuições analisadas sob a ótica dos alunos bolsistas, professores supervisores e coordenadores de área, considerando cada subárea especificamente.