O objetivo desse artigo foi identificar, a partir de eventos nacionais e internacionais, como está sendo discutida a temática do Contrato Didático no período de 2009 a 2013. Viu-se que existem alguns fenômenos didáticos em sala de aula, e cuja investigação é fundamental para a análise da relação que se estabelece entre professor e aluno, mediada por um determinado saber a ser ensinado/aprendido e que dentre os fenômenos didáticos que podem ser investigados, destaca-se o Contrato Didático. Esta teoria, desenvolvida por Brousseau como referência ao processo de aprendizagem da matemática. Assim, a metodologia foi dividida em duas partes. Na primeira parte, nossos estudos se voltaram para a busca da temática nos Anais dos eventos do X e do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática) e do IV e do V SIPEM (Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática), no período de 2009 a 2013. E na segunda etapa todos os artigos sobre Contrato Didático foram analisados, buscando verificar a que grupos de pesquisa pertenciam os pesquisadores e quais os fundamentos teóricos utilizados, as referências e os autores. Os resultados encontrados demonstraram que o Contrato Didático ainda é uma temática pouco explorada entre os pesquisadores da Educação Matemática e quando é discutido, na grande maioria das vezes, estava ligado ao campo conceitual da álgebra. Apesar disso, destacamos que a discussão vem crescendo ao longo dos anos, nessa área de conhecimento.