Em seu livro Investigações Filosóficas, o austríaco Ludwig Wittgenstein apresenta a teoria dos Jogos de Linguagem. Tal teoria traz muitas ideias que sustentam a visão de linguagem produto do movimento conhecido como virada linguística, que mudou a forma de pensar a linguagem através da quebra de uma concepção de linguagem essencialmente ligada a uma relação sujeito-objeto dando, com isso, início ao estudo das características da utilização da linguagem. Wittgenstein atribui os sentidos das palavras a sua utilização, ou seja, em diferentes contextos e usos as palavras podem adquirir significados distintos. Através do questionamento quanto à existência de significados fixos na linguagem matemática, ideia comumente defendida, foi realizado um trabalho de análise do discurso presente nos livros didáticos selecionados para o estudo à luz da teoria de Wittgenstein. Utilizando os conceitos de uso, significado, regras, formas de vida e semelhanças de família, presentes na teoria dos Jogos de Linguagem, buscou-se identificar e analisar as relações entre os jogos de linguagem presentes no discurso geométrico dos livros didáticos de matemática mais utilizados no agreste meridial de Pernambuco em turmas do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Os livros analisados foram avaliados levando-se em conta a possibilidade de contribuir positivamente para a construção de uma aprendizagem significativa de conceitos matemáticos, por parte dos alunos e, além disso, as recomendações de ensino para os anos escolares citados foram analisadas, visando observar se existe coerência entre as orientações dos documentos oficiais e o discurso dos livros didáticos estudados no presente trabalho.