Este artigo foi desenvolvido através das pesquisas realizadas pela equipe Provas e Demonstrações Matemáticas que está inserida no Projeto Observatório da Educação (OBEDUC). Este projeto envolve de forma colaborativa as instituições Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a equipe Provas e Demonstrações Matemática é uma das equipes da UEPB. Esta equipe é responsável por estudar a utilização de provas e demonstrações no ensino e aprendizagem da Matemática no ensino básico. Nesta perspectiva evidenciamos alguns resultados sobre o Teorema de Pitágoras que foram obtidos através da aplicação de uma proposta didática a alunos do 3º ano do ensino médio em uma escola publica estadual na cidade de Areia Paraíba. Iniciamos pela literatura que enfatiza o Teorema de Pitágoras como uma importante ferramenta matemática em seguida abordamos os resultados obtidos através das respostas desenvolvidas pelas duplas envolvidas nas pesquisas, as respostas foram escaneadas e expostas do modo como foram escritas pelas duplas. Os resultados da pesquisa mostram que os alunos detêm um conhecimento superficial sobre o tema investigado. Com isso, concluímos que o aprendizado do Teorema de Pitágoras não está permitindo condições para alicerçar a construção do conhecimento matemático, o que mostra a importância desta pesquisa.