O trabalho visa frente às novas perspectivas do ensino da Geografia, o uso das tecnologias é cada vez mais presente, porém, de maneira desigual no ensino fundamental. . Isso, atrelado às técnicas utilizadas há vários anos, como o uso de maquetes. Sendo assim, no que se refere à representação do espaço geográfico, a confecção de maquetes é um aspecto relevante no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, para o professor utilizar a maquete como ferramenta didática em suas aulas, o mesmo deve saber utilizar uma única maquete, abordando diversos assuntos. Sejam eles da Geografia física ou Humana. Pois, pode ser explicado sobre o relevo e sua formação, em conjunto, com o assunto da ocupação humana em áreas irregulares e as suas interferências no meio ambiente. Partindo desta perspectiva, o objetivo central do trabalho é propor a execução de oficinas pedagógicas para professores de Geografia da rede pública de ensino do Estado de Alagoas. Destacando na oficina, a produção e utilização de maquete representando a Geologia e Geomorfologia do estado de Alagoas. Para uma melhor aplicação dos conteúdos da Geografia física, pretende se confeccionar maquetes com os professores, visando uma teia de relações com significados entre a Geografia física e humana. Deste modo, espera se que os materiais e os conhecimentos gerados nas oficinas pedagógicas com os professores do ensino fundamental demonstrem, com o seu uso, a importância dos recursos didáticos complementares (maquetes) como ferramenta facilitadora na compreensão tridimensional do mundo para os alunos. Visto que o trabalho é uma proposta em andamento, espera se que a oficina de confecção de maquetes permita uma dinâmica de troca de saberes entre professores e alunos da rede estadual e municipal, e da universidade.