FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO: OFICINA PEDAGÓGICA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16045 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2507 "inscrito_id" => 6000 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO: OFICINA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O trabalho visa frente às novas perspectivas do ensino da Geografia, o uso das tecnologias é cada vez mais presente, porém, de maneira desigual no ensino fundamental. . Isso, atrelado às técnicas utilizadas há vários anos, como o uso de maquetes. Sendo assim, no que se refere à representação do espaço geográfico, a confecção de maquetes é um aspecto relevante no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, para o professor utilizar a maquete como ferramenta didática em suas aulas, o mesmo deve saber utilizar uma única maquete, abordando diversos assuntos. Sejam eles da Geografia física ou Humana. Pois, pode ser explicado sobre o relevo e sua formação, em conjunto, com o assunto da ocupação humana em áreas irregulares e as suas interferências no meio ambiente. Partindo desta perspectiva, o objetivo central do trabalho é propor a execução de oficinas pedagógicas para professores de Geografia da rede pública de ensino do Estado de Alagoas. Destacando na oficina, a produção e utilização de maquete representando a Geologia e Geomorfologia do estado de Alagoas. Para uma melhor aplicação dos conteúdos da Geografia física, pretende se confeccionar maquetes com os professores, visando uma teia de relações com significados entre a Geografia física e humana. Deste modo, espera se que os materiais e os conhecimentos gerados nas oficinas pedagógicas com os professores do ensino fundamental demonstrem, com o seu uso, a importância dos recursos didáticos complementares (maquetes) como ferramenta facilitadora na compreensão tridimensional do mundo para os alunos. Visto que o trabalho é uma proposta em andamento, espera se que a oficina de confecção de maquetes permita uma dinâmica de troca de saberes entre professores e alunos da rede estadual e municipal, e da universidade." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, OFICINA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID6000_09092015125548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAÍS DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "TAÍS SANTOS" "autor_email" => "tais_aa11@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16045 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2507 "inscrito_id" => 6000 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO: OFICINA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O trabalho visa frente às novas perspectivas do ensino da Geografia, o uso das tecnologias é cada vez mais presente, porém, de maneira desigual no ensino fundamental. . Isso, atrelado às técnicas utilizadas há vários anos, como o uso de maquetes. Sendo assim, no que se refere à representação do espaço geográfico, a confecção de maquetes é um aspecto relevante no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, para o professor utilizar a maquete como ferramenta didática em suas aulas, o mesmo deve saber utilizar uma única maquete, abordando diversos assuntos. Sejam eles da Geografia física ou Humana. Pois, pode ser explicado sobre o relevo e sua formação, em conjunto, com o assunto da ocupação humana em áreas irregulares e as suas interferências no meio ambiente. Partindo desta perspectiva, o objetivo central do trabalho é propor a execução de oficinas pedagógicas para professores de Geografia da rede pública de ensino do Estado de Alagoas. Destacando na oficina, a produção e utilização de maquete representando a Geologia e Geomorfologia do estado de Alagoas. Para uma melhor aplicação dos conteúdos da Geografia física, pretende se confeccionar maquetes com os professores, visando uma teia de relações com significados entre a Geografia física e humana. Deste modo, espera se que os materiais e os conhecimentos gerados nas oficinas pedagógicas com os professores do ensino fundamental demonstrem, com o seu uso, a importância dos recursos didáticos complementares (maquetes) como ferramenta facilitadora na compreensão tridimensional do mundo para os alunos. Visto que o trabalho é uma proposta em andamento, espera se que a oficina de confecção de maquetes permita uma dinâmica de troca de saberes entre professores e alunos da rede estadual e municipal, e da universidade." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, OFICINA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID6000_09092015125548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAÍS DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "TAÍS SANTOS" "autor_email" => "tais_aa11@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }