Observamos que a maioria dos sujeitos em situação de deficiência são excluídos do meio social e que essa exclusão dificulta o processo de autonomia, independência e sobre tudo o processo de desenvolvimento cognitivo nos aspectos de leitura e escrita. Sabemos que a leitura amplia, aprimora o vocabulário, contribui para o desenvolvimento crítico e reflexivo, possibilita o contato do leitor com diferentes idéias e experiências de mundo. Este trabalho está sendo realizado com base em referenciais teórico-metodológicos da abordagem sócio histórica de aprendizagem, da perspectiva de deficiência como construção social e concepções interacionista de linguagem e ensino de língua escrita. O objetivo deste trabalho é oferecer situações na casa dos sujeitos em situação de deficiência, nas quais a leitura seja uma ferramenta que amplie as habilidades e competências cognitivas, estimule a memória a curto e longo prazo, promova sua autonomia como leitores e que os sujeitos vivenciem momentos de diálogos com os leitores competentes sobre assuntos variados que surgem a partir das narrativas lidas em casa. Os dados tem evidenciado que a leitura em casa desses sujeitos tem promovido: 1) a liberdade do individuo em situação de deficiência da ignorância social, 2)estreitado vínculos com familiares, com a comunidade, 3)incluido os sujeitos em situação de deficiência no contexto em que estão inseridos, 4) ativado a imaginação, a criatividade desses leitores iniciantes.