A importância na avaliação da aprendizagem dos alunos vem sendo focalizada através das provas como o ENEM e Provinha Brasil, um desenvolvida no final do Ensino Médio e a outra no 5°ano e 9° ano do Ensino Fundamental I e II respectivamente. Essa pesquisa quer unir a forma de medir o aprendizado do aluno em uma região fronteiriça com a metodologia dos mapas conceituais. Esse artigo esta baseado na fronteira seca entre Brasil e Paraguai, nas cidades de Ponta Porã/Mato Grosso do Sul e Pedro Juan Caballero/Departamento del Amambay, respectivamente, onde concentrou-se as pesquisas em uma escola Estadual. Em pouco tempo, as crianças mudaram o seu centro de atenção e valores, como a expressão na passagem do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II e dificuldade linguística que encontram, por às vezes não serem brasileiras e ter outra língua materna, como o espanhol e/ou guarani. A palavra, medir significa determinar a quantidade, a extensão ou o grau de alguma coisa, tendo por base um sistema de unidades convencionais, logo o teste mede a quantidade de conhecimento do aluno, sendo um dos recursos de medida mais utilizados na educação. Atualmente, os testes vêm sendo cada vez mais questionado e considerado insuficiente. Mas, como medir o conhecimento de um aluno que vive na região de fronteira entre Brasil e Paraguai, onde a escola adota a metodologia dos mapas conceituais. Este trabalho é baseado em cinco metodologias: exploratória, descritiva, quantitativa, qualitativa e documental, alem de uma técnica de pesquisa: a documentação.