Em geral, os cursos de licenciatura das universidades brasileiras, sejam elas públicas ou privadas, adotam o Estágio Supervisionado como critério indispensável para a formação e titulação dos seus alunos. Esse momento tão importante para a formação docente é essencial para o graduando, não só pela proximidade que o mesmo tem com a sua futura profissão, mas também pela oportunidade de se refletir sobre diversos aspectos, como: o planejamento e execução das atividades pedagógicas, as metodologias de ensino desenvolvidas, os desafios da sala de aula, a postura e o papel do educador perante a sociedade. Além disso, o estágio pode servir como um importante laboratório, onde a práxis estabelecida, pode proporcionar ao licenciando uma reflexão sobre as incertezas que por ventura ainda insistam em acompanhá-lo nessa fase da sua formação. O estágio pode, ao mesmo tempo, ser um momento de crescimento e construção de saberes, como também pode ser encarado como um verdadeiro teste de aptidão para aquele aluno menos empolgado, que não se identifica com a docência, e só nesse momento acaba percebendo que a sala de aula não lhe trará nenhuma realização profissional. A proposta desse trabalho é discutir a importância do estágio supervisionado para a formação docente. Inicialmente, ressaltando as contribuições que essa experiência proporciona ao licenciando, tanto na construção de práticas de ensino, como na oportunidade de se fazer reflexão sobre a docência. Em seguida, tecendo algumas considerações sobre a experiência vivida durante o primeiro contato com a sala de aula, procurando ressaltar as contribuições que esse momento trouxe para a construção e formação profissional.