Lev Vigotski criticou as teorias psicológicas de sua época que compreendiam o processo de desenvolvimento humano como algo natural e espontâneo e postulou a tese da natureza social do psiquismo humano, segundo a qual o homem não nasce humano, mas se torna humano a partir de sua interação com os outros e a cultura. Essa perspectiva abre caminho para se pensar a educação das crianças de zero a cinco anos de idade. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo contribuir com o debate acerca da educação infantil, evidenciando como ocorre a formação humana na infância e o papel crucial que a educação desempenha nesse processo. A partir dos pressupostos de Vigotski pode-se afirmar que é papel da educação infantil promover uma educação humanizadora, que respeite a criança como um sujeito ativo no seu processo de humanização e que entenda a infância como uma etapa de grande importância para esse processo. Cabe ao professor assumir o seu papel político como transformador da realidade social ou como mantedor do status quo. Um professor comprometido com a transformação social organizará intencionalmente o ambiente escolar, visando à promoção das máximas qualidades humanas nas crianças.