Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Palavra-chaves: LÚDICO, APRENDIZAGEM, HABILIDADES Pôster (PO) / Poster Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho teve como objetivos propiciar aos alunos momentos de interações lúdicas como instrumento facilitador da aprendizagem possibilitando uma melhor interação social e afetiva, estimulando a criatividade, a noção de responsabilidade e aceitação de regras incentivando a autonomia e oportunizando o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e sociais. O lúdico como um recurso de aprendizagem, possibilita motivar a criança para aprendizagem de conhecimentos, procedimentos e atitudes, bem como melhorar as relações de socialização no ambiente escolar. Nesta perspectiva existe a possibilidade de as crianças vivenciarem também o processo artístico de criação, que na maioria das vezes está atrelado ao lúdico. O trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental I; iniciamos com momentos de sensibilização da comunidade escolar, seguido de rodas de conversa referentes ao respeito ao outro, a solidariedade, as diferenças e a amizade, com apresentação de ilustrações do artista plástico Ivan Cruz sobre brincadeiras de criança. Abordamos os conhecimentos acerca da origem, contextualização e fabricação de brinquedos e brincadeiras nas diferentes épocas com pesquisa direcionada a família. Discutimos também sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente. Foram coletados, selecionados e higienizados materiais recicláveis para confecção de brinquedos e jogos. A partir do que foi escolhido, os alunos desenvolveram uma pesquisa no laboratório de informática a respeito da origem e contextualização do jogo ou brinquedo que seria confeccionado. Na etapa seguinte, desenvolvemos oficinas de produção dos brinquedos e elaboração de um manual com as orientações de como fazer o brinquedo e as regras brincar. Na etapa final, foi realizada a apresentação dos materiais produzidos, com uma exposição aberta a comunidade. Verificamos uma grande adesão da comunidade escola e dos pais dos alunos a proposta, na pesquisa realizada com a família, a maioria informou ser o pião o principal brinquedo da época, enquanto as cantigas de rodas a principal brincadeira citada. Os brinquedos mais confeccionados foram os jogos de tabuleiros, o dominó e o vai-e-vem; dentre as brincadeiras mais preferidas foram a amarelinha, pula corda, jogo de biloca e pique esconde. Podemos perceber que durante o processo de confecção dos brinquedos, bem como do ato de brincar com os mesmos, os alunos participaram ativamente, envolvendo-se de forma a melhorar suas habilidades da linguagem escrita, falada, o raciocínio lógico e a matemática, diminuindo as interações agressivas entre eles. Portanto, é de fundamental importância atividades que enfatizam ou que favoreçam o trabalho em grupo, a cooperação, o respeito ao outro e a si mesmo, e o respeito as regras necessárias para o convívio social.

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