LIMA, Josilene Queiroz De. Aproximação família-escola: algumas possibilidades. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15478>. Acesso em: 05/11/2024 18:34
Este artigo tem como objetivo descrever as tomadas de posição de alguns responsáveis por famílias quando interrogados a respeito de suas aproximações com a escola onde os filhos estudam. A aproximação família-escola é aqui entendida como os contatos parentais estabelecidos com gestores e professores, tendo em vista o processo de escolarização da prole. Nestes contatos foram considerados: o momento da matrícula; a chegada e saída dos alunos, quando acompanhados pelos responsáveis; a presença destes responsáveis em reuniões e eventos escolares, assim como suas compreensões acerca das atividades escolares direcionadas para casa. Os resultados desta pesquisa sugerem algumas condições, características estruturantes da organização familiar, que possibilitam aos responsáveis por grupos familiares manterem uma aproximação com a escola dos filhos, focada na busca do sucesso escolar logo nos anos iniciais do ensino fundamental.