Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFESSOR PÓS-MODERNO: UMA PROPOSTA DE USO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DO PÓS-MÉTODO

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC), FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FACEBOOK Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16807
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1846
    "inscrito_id" => 5912
    "titulo" => "PROFESSOR PÓS-MODERNO: UMA PROPOSTA DE USO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DO PÓS-MÉTODO"
    "resumo" => "Por intermédio das redes sociais as pessoas tornam suas vidas privadas em públicas, consomem informações e, simultaneamente, produzem seus próprios conteúdos. Se as redes sociais, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) de forma geral, estão presentes na vida social contemporânea de todos, por que não aliar o seu uso ao processo de ensino e aprendizagem? Parece-nos que ainda há um descompasso entre escola e sociedade e certa resistência por parte dos professores em utilizar esses novos recursos por receio de não saber como utilizá-los na sua prática pedagógica. Acreditamos que investigar a aplicabilidade dos recursos tecnológicos na sala de aula deve fazer parte da formação inicial e continuada dos professores, uma vez que eles são uma ferramenta disponível para auxiliá-los. Portanto, este trabalho pretende apresentar algumas reflexões acerca de como a criação de um grupo no Facebook pode viabilizar a prática pedagógica do ensino de LI. Baseamo-nos em estudos desenvolvidos por Lankshear e Knobel (2003), Monte-Mór (2009, 2012) e nas contribuições de Kumaradivelu (2012) que problematiza quais perspectivas devem ser repensadas na formação de professores de línguas da pós-modernidade. Com base nestes estudos, analisamos como foi desenvolvida uma das atividades que foram realizadas em um grupo no Facebook chamado FunEnglish, no qual participam o professor de língua inglesa e alunos do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Juazeirinho-PB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC), FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FACEBOOK"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID5912_08092015140741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DOS SANTOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA SANTOS"
    "autor_email" => "caamilasantos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16807
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1846
    "inscrito_id" => 5912
    "titulo" => "PROFESSOR PÓS-MODERNO: UMA PROPOSTA DE USO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DO PÓS-MÉTODO"
    "resumo" => "Por intermédio das redes sociais as pessoas tornam suas vidas privadas em públicas, consomem informações e, simultaneamente, produzem seus próprios conteúdos. Se as redes sociais, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) de forma geral, estão presentes na vida social contemporânea de todos, por que não aliar o seu uso ao processo de ensino e aprendizagem? Parece-nos que ainda há um descompasso entre escola e sociedade e certa resistência por parte dos professores em utilizar esses novos recursos por receio de não saber como utilizá-los na sua prática pedagógica. Acreditamos que investigar a aplicabilidade dos recursos tecnológicos na sala de aula deve fazer parte da formação inicial e continuada dos professores, uma vez que eles são uma ferramenta disponível para auxiliá-los. Portanto, este trabalho pretende apresentar algumas reflexões acerca de como a criação de um grupo no Facebook pode viabilizar a prática pedagógica do ensino de LI. Baseamo-nos em estudos desenvolvidos por Lankshear e Knobel (2003), Monte-Mór (2009, 2012) e nas contribuições de Kumaradivelu (2012) que problematiza quais perspectivas devem ser repensadas na formação de professores de línguas da pós-modernidade. Com base nestes estudos, analisamos como foi desenvolvida uma das atividades que foram realizadas em um grupo no Facebook chamado FunEnglish, no qual participam o professor de língua inglesa e alunos do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Juazeirinho-PB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC), FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FACEBOOK"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID5912_08092015140741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DOS SANTOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA SANTOS"
    "autor_email" => "caamilasantos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Por intermédio das redes sociais as pessoas tornam suas vidas privadas em públicas, consomem informações e, simultaneamente, produzem seus próprios conteúdos. Se as redes sociais, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) de forma geral, estão presentes na vida social contemporânea de todos, por que não aliar o seu uso ao processo de ensino e aprendizagem? Parece-nos que ainda há um descompasso entre escola e sociedade e certa resistência por parte dos professores em utilizar esses novos recursos por receio de não saber como utilizá-los na sua prática pedagógica. Acreditamos que investigar a aplicabilidade dos recursos tecnológicos na sala de aula deve fazer parte da formação inicial e continuada dos professores, uma vez que eles são uma ferramenta disponível para auxiliá-los. Portanto, este trabalho pretende apresentar algumas reflexões acerca de como a criação de um grupo no Facebook pode viabilizar a prática pedagógica do ensino de LI. Baseamo-nos em estudos desenvolvidos por Lankshear e Knobel (2003), Monte-Mór (2009, 2012) e nas contribuições de Kumaradivelu (2012) que problematiza quais perspectivas devem ser repensadas na formação de professores de línguas da pós-modernidade. Com base nestes estudos, analisamos como foi desenvolvida uma das atividades que foram realizadas em um grupo no Facebook chamado FunEnglish, no qual participam o professor de língua inglesa e alunos do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Juazeirinho-PB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.