O presente trabalho é um relato de experiência de uma oficina de estrangeirismo, realizada durante uma semana de atividade do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Língua Inglesa, do Campus III da UEPB. O estudante brasileiro sofre influência sociocultural tanto direta como indiretamente das comunidades estrangeiras. Cada vez e com mais frequência nos deparamos com palavras da língua inglesa que vem se inserindo e aos poucos tornando-se comum em nosso vocabulário, tal fenômeno é denominado de estrangeirismo. O fato é que vivemos na era da globalização e é quase inevitável não agregarmos influências estrangeiras. Assim sendo, torna-se necessário (re) pensar o ensino de Língua Inglesa voltado para questões culturais que abarquem não só a cultura da Língua Inglesa, mas a relação desta em nosso contexto - Brasil. Por considerar a grande importância de trabalhar com temáticas diversas nas aulas de língua estrangeira (LE), tais como questões sociais, políticas dentre outras, este trabalho foi desenvolvido. Objetivamos proporcionar uma maior aproximação entre a língua materna e a língua inglesa buscando despertar o aluno para elementos de origem estrangeira que utilizamos frequentemente em nosso cotidiano, igualmente conscientizá-los das diversas áreas onde termos estrangeiros são empregados: informática, cosméticos, tecnologia, alimentação, esportes, etc. A contribuição deste trabalho é percebida na medida em que se constata que há certa carência na realização de atividades atrativas e que priorizem cada vez mais a realidade do aluno. Atividades que objetivem conscientizar sobre o mundo ao redor e justificar o porquê de aprender um novo idioma é uma excelente maneira de auxiliar no ensino aprendizagem e formar um cidadão crítico-reflexivo.