Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO INVESTIGATIVO NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: INVESTIGAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL I Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15207
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1671
    "inscrito_id" => 3614
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO INVESTIGATIVO NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Esse trabalho tem por objetivo relatar experiências investigativas no Ensino de Ciências nas séries iniciais, realizadas em uma escola pública no estado do Rio Grande do Norte. Para tal, realizamos uma discussão sobre a utilização desse método, tendo como foco a participação e a construção do conhecimento pelos estudantes e o desenvolvimento de uma atitude científica. Como achados, durante a execução do projeto, observamos a mudança na postura dos alunos, passando de objetos para sujeitos ativos na construção do seu próprio saber. Esperamos que a postura investigativa no Ensino de Ciências contribua para incentivar os professores a problematizarem suas práticas, compreendendo os desafios, os limites e as possibilidades do uso no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "INVESTIGAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID3614_07092015235532.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA LAYSE SALES TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA LAYSE"
    "autor_email" => "andressa_layse@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15207
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1671
    "inscrito_id" => 3614
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO INVESTIGATIVO NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Esse trabalho tem por objetivo relatar experiências investigativas no Ensino de Ciências nas séries iniciais, realizadas em uma escola pública no estado do Rio Grande do Norte. Para tal, realizamos uma discussão sobre a utilização desse método, tendo como foco a participação e a construção do conhecimento pelos estudantes e o desenvolvimento de uma atitude científica. Como achados, durante a execução do projeto, observamos a mudança na postura dos alunos, passando de objetos para sujeitos ativos na construção do seu próprio saber. Esperamos que a postura investigativa no Ensino de Ciências contribua para incentivar os professores a problematizarem suas práticas, compreendendo os desafios, os limites e as possibilidades do uso no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "INVESTIGAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID3614_07092015235532.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA LAYSE SALES TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA LAYSE"
    "autor_email" => "andressa_layse@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo relatar experiências investigativas no Ensino de Ciências nas séries iniciais, realizadas em uma escola pública no estado do Rio Grande do Norte. Para tal, realizamos uma discussão sobre a utilização desse método, tendo como foco a participação e a construção do conhecimento pelos estudantes e o desenvolvimento de uma atitude científica. Como achados, durante a execução do projeto, observamos a mudança na postura dos alunos, passando de objetos para sujeitos ativos na construção do seu próprio saber. Esperamos que a postura investigativa no Ensino de Ciências contribua para incentivar os professores a problematizarem suas práticas, compreendendo os desafios, os limites e as possibilidades do uso no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.