Neste trabalho é apresentada a importância do processo pedagógico no diálogo entre variados saberes, mais especificamente entre as disciplinas de História e Literatura. A junção de romances, poemas, cordéis, contos, enfim, as mais diversas formas de produções literárias e de expressão artística da sociedade, associado ao conhecimento histórico e sua contribuição no processo social, fornece condições de análises da relação entre conteúdo e forma. Baseado em teorias pedagógicas e em práticas educacionais, essa discussão toma corpo na medida em que se baseia nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em outras fontes que fortalecem o discurso interdisciplinar. Assim, o contexto histórico e as práticas pedagógicas da Literatura enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e constituem uma importante fonte na produção do conhecimento histórico, fortalecendo a ideia de saberes que se completam, fornecendo à educação uma importante função intelectual em que, a partir de uma série de medidas nas práticas de ensino, a aprendizagem se adquira numa lógica pedagógica carregada de prazer, criatividade e estímulo, formando um amplo lugar de interdisciplinaridade. Ao longo deste artigo, as propostas e as ideias que fortalecem as bases do discurso interdisciplinar trarão fontes que reafirmam a influência positiva das práticas pedagógicas que tem como método a interligação e a contextualização dos diferentes temas, perpetuando essa metodologia como uma grande aliada no processo de ensino e agente facilitador dos mecanismos de aprendizagem.