O processo ensino aprendizagem é contínuo e multilateral. Os desafios emergem no dia a dia dos docentes e discentes, além disso, no de todos os colaboradores institucionais e também na própria sociedade em suas faces política-histórica-econômica e cultural. A integração ou inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino tem sido sem dúvida, a questão referente à educação especial mais discutida no país nas últimas décadas. Este trabalho objetivou identificar como as escolas estaduais estão sendo preparadas para receber alunos com necessidades especiais em Cuité-PB. Essa pesquisa foi desenvolvida em três escolas com a participação de vinte docentes, durante o período de abril a junho de 2015. Foram aplicados questionários com os docentes, onde foi enfatizado o seu perfil acadêmico, a disponibilidade de recursos de infraestrutura e também didáticos pedagógicos oferecidos pela instituição de ensino, e pôr fim a visão dos professores sobre a vivência com alunos portadores de necessidades educativas especiais. No que se refere, à formação acadêmica, os professores são formados em diversas licenciaturas. A infraestrutura vem passando por diversas e contínuas obras de adequação destacando-se a instalação de rampas de acesso para discentes com deficiência motora. Até o presente momento, não existem recursos didáticos pedagógicos totalmente especializados ao atendimento dos alunos com necessidades diferenciadas. A maioria dos docentes (58%) já atendeu alunos com necessidades educacionais especiais, porém 67% dos mesmos não pensaram em fazer um curso de capacitação na área. No entanto, não basta que uma proposta se torne lei para que a mesma seja imediatamente aplicada. Inúmeras são as barreiras que impedem que a política de inclusão se torne realidade na prática cotidiana de nossas escolas. Entre estas a principal, sem dúvida, é o despreparo dos professores do ensino regular e a falta de estrutura das escolas para receber esses alunos em sala de aula.