Objetiva-se discutir o uso da música como uma metodologia didática para o ensino de geografia, no qual dinamiza e qualifica as práticas docentes, em parceria com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), se promova um ensino-aprendizagem significativo para todos. A necessidade de inovar as técnicas no ensino de geografia no Nível Básico desafia os docentes a desenvolverem metodologias voltadas à realidade dos estudantes e da escola. Neste viés, a introdução da linguagem musical tem sido importante neste fazer-pedagógico, por ser de fácil manuseio e está bem presente no cotidiano dos indivíduos, a música é um recurso viável no qual flexibiliza a práxis diária do professor de geografia, assegurando uma melhor transmissão do currículo conteudísto. Mediante as atribuições do PIBID (vem condicionando uma formação profissional dotada de competências e habilidades), foram desempenhadas revisões bibliográficas, observações empíricas e experiências vividas em duas turmas do 3º ano médio numa escola pública, em Guarabira/PB. A música é construída por ritmos, rimas, simbologias e opiniões/reflexivas que, geralmente, criticam subjetivamente tal fração da sociedade dentro do espaço-tempo. Esta arte popular (música) é um meio capaz de facilitar a compreensão dos alunos sobre as relações sócio-espaciais em seus diferentes contextos geográficos. A partir de experiências e conhecimentos teórico/metodológicos assimilados na Universidade, aplicados em sala de aula, constataram-se enquanto professor/pesquisador, o quão a linguagem musical pode deixa as aulas mais atraentes e prazerosas, produzindo um espaço de aprendizagem e de saberes, de maneira reciproca, entre sujeito-educador e sujeito-aluno.