Este artigo de comunicação tem como objetivo apresentar a análise sobre a prática de leitura e escrita através dos textos existentes no livro didático de Língua Portuguesa (LDLP) do 2º ano do ensino fundamental. Trata-se do livro do Professor, do Sistema Maxi de Ensino, Editora Abril, e investigar se estas práticas têm ajudado o aluno a pensar, e expressar-se de forma critica ou se em suas atividades ocorre à prática do fazer cópia de fragmentos de textos. Essa preocupação tem sua origem a partir do estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN’s) que numa de suas sugestões a respeito do tratamento didático dos conteúdos está em aprender e ensinar com textos, visto que, o professor precisa trabalhar a diversidade textual contemplando, desde a oralidade até a prática de reflexão sobre a língua. Para tanto, adotamos uma metodologia bibliográfica de estudiosos da área Coelho (2009), Grigoleto (In: CORACINI, 1999), Silva (In: KLEIMAN, 2001), Souza (In: CORACINI, 1999), entre outros. Busca estabelecer uma ponte entre as recentes pesquisas sobre o ensino da língua materna estudadas em sala de aula no curso de Licenciatura em Pedagogia, com a realidade que está sendo introduzida na sala de aula do ensino fundamental através LDLP. Nesse confronto entre o que se estuda na academia e o que vem ocorrendo fora da escola este artigo aponta caminhos e tenta situar, algumas estratégias para que professores e alunos do ensino fundamental sejam capazes de construir bases para seu crescimento linguístico e, consequentemente, seu crescimento como cidadão de sua língua pátria com ou sem livro didático.