O texto apresenta resultados obtidos em atividades de formação inicial e continuada, no âmbito de um Projeto do Programa de Licenciatura - PROLICEN, da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV, intitulado “A utilização de jogos e materiais manipulativos no processo ensino/aprendizagem de Matemática para o Ensino Fundamental”. Essas atividades ocorreram no período de 2011 a 2014. O projeto objetivou melhorar a qualidade do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus IV; Inserir a utilização de jogos e materiais manipulativos como recursos pedagógicos em escolas da rede pública da região; possibilitar aos licenciandos em Matemática vivenciar a prática pedagógica e atuar como pesquisador em sala de aula; bem como possibilitar aos professores das escolas da rede pública vivenciar metodologias de ensino com a utilização de jogos e materiais manipuláveis. Para tal, foram oferecidas oficinas, exposições, aprofundamentos teóricos e vivências de sequências didáticas nas salas de aula, com a participação de professores da rede pública de ensino e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Essas atividades foram desenvolvidas pela coordenadora, professores colaboradores, e bolsistas do projeto. O envolvimento dos licenciandos demonstrou que as atividades propostas foram relevantes para a formação inicial e o envolvimento dos professores da rede pública, além de nos proporcionar momentos de reflexão acerca da realidade educacional, ampliou o interesse numa formação continuada dos professores que ensinam matemática.