Neste estudo apresentamos oficinas de leitura com o gênero conto como meio de articular a oralidade e a fluência de leitura diversificada. Apresenta de forma clara e concisa a pesquisa do Programa de Iniciação à Docência- PIBID, no Centro Educacional Osmar de Aquino localizado no município de GUARABIRA-PB. O objetivo desse artigo é refletir sobre a importância do ato de ler para o ensino/aprendizagem quanto à prática da oralidade e fluência de leitura. O que é perceptível os entraves que ainda perduram no ensino de leitura e escrita. Os alunos realizaram leituras de seus próprios contos, em que se buscou mostrar e valorizar a prática de leitura de forma dinâmica, diversificada e sempre sob o método qualitativo. Abordamos também as estratégias de leitura buscando mostrar que a leitura pode tornar-se uma atividade de prazer. Tomamos como embasamento teórico ANTUNES (2003) que discute a prática de leitura, GERALDI (2006) o qual abrange o ensino de leitura nas escolas, SILVA (2006) que compreende a leitura partindo da visão do aluno SOLÉ (1998) que aborda o que vem ser leitura e as estratégias de leitura numa visão interacionista de linguagem. Os resultados alcançados mostraram-se satisfatórios na medida em que permitiu estimular estratégias de leitura de textos literários produzidos por nossos alunos de forma livre e prazerosa, mediante nossos acervos linguísticos.