A interdisciplinaridade é uma ferramenta importante, pois permite parâmetros para uma aprendizagem significativa de vários conteúdos através de temas importantes tais como educação ambiental, deste modo o professor poderá assumir metodologias que permita um feedback positivo. Porem verifica-se que a maioria dos docentes assume a utilização de uma metodologia tradicional e decorativa no ensino da Botânica, resultando em aulas desinteressantes e cansativas, comprometendo o processo de ensino e aprendizagem (Loguercio et al.1999). Aliado a isso, temos a intensificação do trabalho do professor e as dificuldades que tornam os saberes de sua prática difíceis de serem gerenciados. Atrelado a estas questões tem-se que a utilização de hortas medicinais em escolas e o cultivo de espécies de plantas medicinais regionais em beneficio da saúde dos educandos, é uma iniciativa que teve impactos positivos, pois desfocou os alunos da sala de aula para um novo ambiente de conhecimento. A reciclagem é uma poderosa estratégia que disponibiliza diversos materiais para reutilização, Como exemplo tem-se o uso de garrafas pet como recurso, o que faz importante os alunos entender que podem cuidar do meio ambiente usando o que eles entendem como lixo. Neste sentido verifica-se que o presente estudo teve como objetivo conscientizar os alunos para a importância das plantas medicinais na escola e em suas casas, bem como despertar o censo de responsabilidade sobre as mudas estimulando o seu uso e plantio através do desenvolvimento de uma horta medicinal, utilizando hortaliças de uso regional de uso frequente da população, bem como a confecção ou criação da mesma a partir de garrafas PET, em parceria com a associação de aterro sanitário da cidade e assim obter conhecimento sobre a relevância do projeto e seus benefícios para a cidade. A pesquisa foi realizada na escola Municipal Roland Jacob, localizada na cidade de Parnaíba-PI. O objeto de estudo foram 30 alunos do ensino fundamental, porem para analise dos dados, trabalhamos com critério de inclusão e exclusão, onde excluímos os que tiveram respostas iguais e incluímos os que tinham respostas diferenciadas, e assim foi feito o uso de apenas 14 dos participantes que contribuíram para a pesquisa através de um questionário aberto com 8 perguntas aplicado com os mesmos. Isso porque a pesquisa foi campo com abordagem qualitativa, com o uso de bibliografias para enriquecer o trabalho. Conclui-se que os participantes da pesquisa tem conhecimento sobre a importância do uso e cultivo das plantas de formas medicinal, porem a função ficou distorcida fazendo-se perceber que essa questão não é esclarecida pelos pais, avos ou parentes próximos a essas crianças, e assim estes não sabem de fato a verdadeira função dessas hortaliças. E diante desse fator muitos deles preferem os fármacos visto que é mais acessível, do ponto de vista de compra e da indicação medica precisa.