Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS MULTIPLICIDADES DE CONCEITOS E CONCEPÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR

Palavra-chaves: VIOLÊNCIA, VILÊNCIA ESCOLAR, AMBIENTE ESCOLAR Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15363
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1430
    "inscrito_id" => 8044
    "titulo" => "A VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS MULTIPLICIDADES DE CONCEITOS E CONCEPÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma revisão de literatura presente nos resultados da dissertação de mestrado (VASCONCELLOS, 2010) cujo objetivo foi observar os processos de escolarização entre alunos e alunas de uma classe de repetentes. Utilizou-se a abordagem etnográfica de pesquisa com o intuito de observar os participantes como sujeitos ativos, conhecedores de suas experiências e práticas e, capazes de fazer sentido dessas interações (ERICKSON 1988, MATTOS, 1992). A pesquisa utilizou os seguintes instrumentos: observação participante, entrevistas, análise documental e análise indutiva, de onde emergiram macro e micro categorias que atreladas à revisão de literatura conduziram relevantes discussões sobre a classe de repetentes. Dentre tais discussões emergiu a temática da violência escolar no contexto de uma escola pública do Rio de Janeiro, na qual constituiu o foco neste artigo que priorizou a revisão de literatura deste fenômeno que vem se adentrado ao ambiente da escola. Portanto, neste artigo se apresenta os conceitos de violência e violência escolar, para em seguida esclarecer o entrecruzamento dos dois conceitos e suas implicações. As reflexões apresentadas neste texto tem o intuito de contribuir para discussões sobre a violência escolar, visando o entendimento maior sobre os fatores que contribuem para a repetência e consequentemente para o fracasso escolar de alunos e alunos no âmbito da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA, VILÊNCIA ESCOLAR, AMBIENTE ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID8044_06092015125502.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZIANE DE SANTANA VASCONCELLOS"
    "autor_nome_curto" => "SUZIANE"
    "autor_email" => "suziane.santana@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15363
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1430
    "inscrito_id" => 8044
    "titulo" => "A VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS MULTIPLICIDADES DE CONCEITOS E CONCEPÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma revisão de literatura presente nos resultados da dissertação de mestrado (VASCONCELLOS, 2010) cujo objetivo foi observar os processos de escolarização entre alunos e alunas de uma classe de repetentes. Utilizou-se a abordagem etnográfica de pesquisa com o intuito de observar os participantes como sujeitos ativos, conhecedores de suas experiências e práticas e, capazes de fazer sentido dessas interações (ERICKSON 1988, MATTOS, 1992). A pesquisa utilizou os seguintes instrumentos: observação participante, entrevistas, análise documental e análise indutiva, de onde emergiram macro e micro categorias que atreladas à revisão de literatura conduziram relevantes discussões sobre a classe de repetentes. Dentre tais discussões emergiu a temática da violência escolar no contexto de uma escola pública do Rio de Janeiro, na qual constituiu o foco neste artigo que priorizou a revisão de literatura deste fenômeno que vem se adentrado ao ambiente da escola. Portanto, neste artigo se apresenta os conceitos de violência e violência escolar, para em seguida esclarecer o entrecruzamento dos dois conceitos e suas implicações. As reflexões apresentadas neste texto tem o intuito de contribuir para discussões sobre a violência escolar, visando o entendimento maior sobre os fatores que contribuem para a repetência e consequentemente para o fracasso escolar de alunos e alunos no âmbito da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA, VILÊNCIA ESCOLAR, AMBIENTE ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID8044_06092015125502.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZIANE DE SANTANA VASCONCELLOS"
    "autor_nome_curto" => "SUZIANE"
    "autor_email" => "suziane.santana@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura presente nos resultados da dissertação de mestrado (VASCONCELLOS, 2010) cujo objetivo foi observar os processos de escolarização entre alunos e alunas de uma classe de repetentes. Utilizou-se a abordagem etnográfica de pesquisa com o intuito de observar os participantes como sujeitos ativos, conhecedores de suas experiências e práticas e, capazes de fazer sentido dessas interações (ERICKSON 1988, MATTOS, 1992). A pesquisa utilizou os seguintes instrumentos: observação participante, entrevistas, análise documental e análise indutiva, de onde emergiram macro e micro categorias que atreladas à revisão de literatura conduziram relevantes discussões sobre a classe de repetentes. Dentre tais discussões emergiu a temática da violência escolar no contexto de uma escola pública do Rio de Janeiro, na qual constituiu o foco neste artigo que priorizou a revisão de literatura deste fenômeno que vem se adentrado ao ambiente da escola. Portanto, neste artigo se apresenta os conceitos de violência e violência escolar, para em seguida esclarecer o entrecruzamento dos dois conceitos e suas implicações. As reflexões apresentadas neste texto tem o intuito de contribuir para discussões sobre a violência escolar, visando o entendimento maior sobre os fatores que contribuem para a repetência e consequentemente para o fracasso escolar de alunos e alunos no âmbito da escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.