Referenciados como atividades recreativas e desinteressadas, os filmes são escassamente exibidos nas salas de aulas da educação básica, quando isso acontece , são apresentados como complemento dos conteúdos, sem uma abordagem que siga orientações de hermenêutica das imagens e orientações didáticas de trabalho pedagógico com imagens animadas. Uma integração mais satisfatória aos planejamentos de ensino requereria uma valorização dos filmes como objeto de investigação e como recurso didático em si, da mesma maneira que uma formação para o uso pedagógico de filmes oportunizaria a dinamização das atividades educacionais em espaços formativos da educação básica. No escopo de superar essas dificuldades, desde Novembro de 2013, promovemos dois Ciclos de palestras e dois cursos de extensão no Campus de Bodocongó da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para os professores da educação básica e os graduandos em licenciaturas dentro das ações do projeto de extensão “Cineduc: Articulando Cinema, História e Educação”. O projeto teve como público alvo os professores da educação básica e os alunos das licenciaturas da área de ciências humanas da UEPB, mais destacadamente Pedagogia, História e Letras, resultando em,duzentos e vinte (220) inscrições para o “I Ciclo de Palestras Sobre Cinema e História da Educação” e noventa e sete (97) inscrições para o II Ciclo de Palestras, bem como, sessenta e três (63) inscrições para o I curso de extensão “Cinema & História da Educação” e vinte e três (23) para o II Curso de extensão “Cinema e História da Educação”. Com a pretensão de oferecer uma formação continuada e permanente pela oferta de discussão e metodologias diferenciadas e inovadoras não contempladas na formação inicial dos participantes, as atividades promovidas contribuíram com o fortalecimento da formação continuada dos professores. Assim, oportunizamos a formação complementar para os licenciandos de História e outros cursos, tendo em vista que os currículos das licenciaturas não possuem disciplinas específicas de estudo da imagem.