INTRODUÇÃO: A população, atualmente, dispõe de recursos cada vez mais avançados, passando estes a ser integrante da vida diária. Diante destes avanços científicos – tecnológicos, associar as novas tecnologias à rotina das escolas é algo delicado, pois nem todas dispõem destes recursos para que o professor adote-as em suas práticas pedagógicas como uma nova forma de transmissão do conhecimento. Mediante esta problemática, o presente trabalho designou-se em verificar os desafios que as novas tecnologias propuseram para os docentes envolvidos neste processo de educação, bem como analisar o conhecimento dos professores sobre o uso dessas novas tecnologias e identificar as metodologias aplicadas com o uso das novas tecnologias. METODOLOGIA: Tratou-se de um estudo, exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Desenvolvido com professores do ensino fundamental e médio das escolas públicas da cidade de Esperança-PB. Para coleta dos dados foi realizada com a aplicação de um questionário. Os dados foram selecionados e analisados a partir do enfoque do método quantitativo, para a descrição da amostra e posterior análise das características da população, os resultados foram representados por gráficos construídos no programa do Microsoft Excel. RESULTADOS E DISCURSÕES: A amostra foi composta por um número de 22 professores que aceitaram participar da pesquisa, todos de escolas públicas, sendo, a maioria, adultos do sexo feminino, com mais de um ano de experiência e em distribuição igual, em si tratando, de ser efetivo ou contratado, quanto às disciplinas regidas foram representadas por professores de diversas especialidades. Foi observado as diversas opiniões e conhecimentos dos professores bem como suas limitações a cerca do uso das novas tecnologias no ensino. O 1º gráfico representa a opinião dos professores se as novas tecnologias educacionais contribuem significativamente na prática pedagógica. E traz como resultado, que todos os entrevistados responderam que sim dando como justificativa que esta é uma ferramenta eficaz quanto ao aprendizado, uma vez que desperta o interesse e curiosidade por parte dos alunos. Ao analisar o 2º gráfico, percebeu que 86, 37% dos professores utilizam os recursos tecnológicos em suas aulas, mas ainda existe aqueles pelos quais não sabemos o motivo de não utilizarem em suas aulas, se é por falta de conhecimento ou outros motivos. Dando seguimento a este pensamento, incluímos como fins de pesquisa saber se os professores fizeram algum curso voltado para as novas tecnologias educacionais contribuindo, desta forma, para que se adequassem aos novos recursos educacionais e obtivemos como resultado, 3º gráfico, que a maioria, 68,19%, já fizeram algum tipo de curso, desde o mais básico a utilização do Windows até o mais específico voltado para as novas tecnologias, enquanto que 31,82% ainda não fizeram nenhum tipo de curso para capacitar-se para adquirir uma visão mais ampla e coerente no que tange o uso e a importância das novas tecnologias. CONCLUSÃO: Os resultados foram satisfatórios tendo em vista que há adequação da metodologia de ensino nas escolas, mesmo havendo barreiras para suas implantações, logo, os professores precisam compreender a sociedade e a política que a integra atuando como agente transformador e facilitador da aprendizagem.