As discussões acerca do exercício da cidadania, além de evocar quadros sociais de desigualdade e injustiça, costumam acalorar polêmicas sobre o papel da educação nos processos de formação para uma consciência cidadã. Neste artigo, abordaremos a temática da educação sexual na escola enquanto ação para o desenvolvimento de consciências e atitudes de respeito às identidades de gênero e orientação sexual e, portanto, como lugar onde se estreitam os laços entre ciência, cidadania, direitos humanos e políticas de inclusão social. A pesquisa se justifica pelo fato de, ainda hoje, serem comuns manifestações de intolerância, preconceitos e agressão física e psicológica gratuitas contra o gênero e as identidades sexuais, dentro e/ou fora dos espaços escolares. Acreditamos que o conceito de cidadania não parece ter o alcance a que se propõe em nossas leis, mas que a Educação pode desenvolver mecanismos de acesso a uma formação que possibilite aos sujeitos a conscientização sobre os problemas relacionados à orientação e à expressão sexuais, bem como a instrução necessária para a garantia dos seus direitos de cidadão.