De acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a educação básica deve proporcionar ao aluno uma formação que lhe possibilite o exercício da cidadania e o progresso no trabalho e em estudos futuros. Para que isto ocorra é necessário dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, por meio do desenvolvimento de estratégias modernas e simples, utilizando experimentos, sistemas multimídia, jogos e outros recursos didáticos. Dentre essas estratégias diversos autores têm destacando os jogos didáticos, por apoiar o professor, na transmissão dos conteúdos e propiciar o meio para que o aluno induza o seu raciocínio, a reflexão e consequentemente a construção do seu conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor o que o leva a assimilar mais facilmente o assunto abordado. Diante do exposto o objetivo desta pesquisa é elaborar e avaliar o jogo “Baralho Orgânico” como um recurso didático no ensino de química orgânica. O presente trabalho foi desenvolvido com vinte alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola Estadual, localizada na Cidade de Areia - PB. Inicialmente os discentes que integram o projeto PIBID Química – CCA/UFPB confeccionaram o jogo Baralho Orgânico, utilizando os seguintes materiais: cartolinas cartão na cor branca, impressora jato de tinta, folhas de papel A4 para impressão de um guia de informações sobre o jogo, cola branca, tesoura e uma caixa de papelão reciclada. Depois de confeccionado o jogo foi aplicado na sala de aula, onde inicialmente se dividiu a turma em dois grupos, em seguida foram explicadas as regras, a sua finalidade e a sua funcionalidade e logo após com o auxílio do professor o jogo foi iniciado. Como instrumento de coleta dos dados foi aplicado aos alunos um questionário constituído por sete perguntas objetivas. Os resultados obtidos foram elencados em forma de gráficos. A referente pesquisa apresenta aspectos de natureza qualitativa, tendo em vista as generalizações limitadas ao contexto e a inserção do investigador na situação e aspectos quantitativos, já que a coleta dos dados foi realizada por meio de questionários estruturados e a análise destes dados foi realizada através de técnicas estatísticas. Além destes aspectos pode-se classificar este trabalho como uma pesquisa-ação tendo em vista que o mesmo ocorreu seguindo as etapas de planejamento, aplicação e avaliação de uma intervenção em pequena escala que utilizava uma nova estratégia de ensino. Diante dos resultados obtidos acreditamos que o jogo Baralho Orgânico pode ser um ótimo recurso didático para auxiliar o processo ensino e aprendizagem, já que todos os alunos o classificaram como ótimo ou bom e afirmaram que o mesmo aumentou seu interesse pelo conteúdo de química, contribuindo assim para se promover uma aprendizagem significativa.