O percurso metodológico aqui descrito aconteceu mediante a uma intervenção pedagógica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortêncio de Souza Ribeiro, situada no município de Campina Grande/PB, e objetivou reconhecer a produção de vídeos como recurso didático no ensino de biologia, considerando o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa onde os conteúdos são materializados às estruturas de conhecimento do aluno e assumem significado para ele a partir da analogia com seu conhecimento prévio. A partir da produção de vídeos como recurso didático, foi constatada a eficiência no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa onde os conteúdos puderam ser estruturados, assumindo significado para o aluno a partir da analogia com seu conhecimento prévio. Esta estratégia metodológica contribuiu ainda para o desenvolvimento interdisciplinar do conteúdo abordando em discussões entre diversas áreas do conhecimento, além de propiciar aos alunos uma visão própria da evolução dos seus conceitos acerca do tema.