SOUZA, Míria Helen Ferreira De. A condição humana de ser professor. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15056>. Acesso em: 05/11/2024 12:15
A formação profissional docente é palco de debate na sociedade em geral. O desinteresse pela profissão professor tem se alastrado e isso suscita a análise dos motivos pelos quais a docência não é mais atraente. Com vistas ao resgate da valorização da carreira docente passamos a elucidar que o contato com aportes teóricos, nos cursos de licenciatura, que discutem a constituição de um professor qualificado a ensinar é evidente, porém, é pertinente reconhecermos que, nos novos tempos, o homem tem despertado para a necessidade de investimento em sua formação humana. É notório que a vida de cada estudante não está impressa em livros, mas no próprio viver e, por isso, não há como formar o profissional sem formar o humano. Por meio de uma pesquisa qualitativa, buscamos esboçar os resultados de uma aula dialogada recorrente com professores coordenadores do Programa Institucional de Iniciação à Docência/PIBID da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN e dezesseis alunos partícipes do referido programa, acerca da condição humana como saber necessário à docência. O objetivo era refletir acerca da condição humana de ser professor na contemporaneidade. O diálogo mantido entre os participantes foi fundamentado teoricamente por autores que discutem as temáticas da formação docente, dos saberes docentes e a formação humana. É consensual que a formação humana não é um conteúdo ovacionado nos currículos acadêmicos, no entanto, é urgente investir na manifestação de um novo perfil docente que conquiste novos adeptos à pedagogia. Constatou-se que a formação profissional não se distancia da formação humana, visto que o homem/docente, é sempre um sujeito a ser constituído.