Introdução: Na atualidade o consumo de drogas é apontado como uma dos principais problemas de saúde pública, com agravante ao fato de um grande número de adolescentes serem usuários. A escola tem sido alvo de disseminação do uso de drogas, porém ao mesmo tempo, é um espaço para o desenvolvimento de atividades de prevenção da saúde. Assim, é de suma importância abordagem sobre drogas de caráter educativo. Deste modo, esse trabalho tem como objetivo, avaliar e relatar a experiência vivenciada por graduandos vinculados ao Projeto “Drogas e suas ações no sistema nervoso”, desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande, acerca da prevenção ao uso de drogas entre adolescentes de escolas públicas da Cidade de Campina Grande-PB. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, do tipo relato de experiência, desenvolvida através da realização de um projeto de extensão, com abordagem qualitativa, no período de junho de 2013 a dezembro de 2014. Para a amostra foram selecionadas 3 escolas do ensino infantil e fundamental: Sólon de Lucena, Leonardo Vitorino e Luzia Dantas, que correspondesse a faixa de 8 a 19 anos de idade. Descreveram-se alguns padrões de comportamento, dos quais foi escolhido apenas um, porém bastante rico, a fim de construir o relato de experiência objetivado por esta proposta. Resultados e discussões: O projeto na escola Sólon de Lucena contemplou 3 turmas , sendo a de “6º ano C” com 18 alunos, “6º ano B” com 16 e “7º ano A” com 20 alunos, totalizando 54 alunos participantes com a faixa etária de 12 aos 19 anos. Durante a pesquisa, diferentes métodos didáticos foram utilizados a fim de sensibilizar os alunos à compreensão do não uso de drogas. Durante a aula expositiva, todas as turmas ficaram interessadas diante ao tema apresentado. Foi percebido também o relato, muitas vezes explícito e orgulhoso por alguns, de utilizarem drogas lícitas ou não, sendo o álcool, o cigarro e maconha os mais citados. Foram usados vídeos sobre a realidade de quem utiliza drogas, estimulando a discussão acerca do assunto, sendo assim, os mesmos opinaram e interagiram mais acerca da temática proposta. A dinâmica envolveu todo o assunto ministrado, fazendo com que os alunos discutissem, questionassem e relatassem suas vivencias. Relato de experiência: Foi possível identificar o nível de conhecimento prévio e experiência que os adolescentes tinham sobre as drogas. A maior dificuldade encontrada foi justamente atingir os jovens que já faziam o uso destas substâncias há algum tempo, porém não sabiam os reais efeitos que elas ocasionam a sua saúde. Considerou-se tal experiência como via dupla de aprendizagem pela contemplação social em enfrentar as questões relacionadas com as drogas no cotidiano. Conclusão: A prevenção do uso de drogas entre os adolescentes deve ser feita de uma forma cautelosa visto que muitos já são usuários ou convivem com pessoas que a utilizam. Diante disso, a relevância de novos projetos e experiências como essas existirem, visto a gravidade que as drogas causam diariamente, tanto aos adolescentes nas escolas, quanto em toda sociedade.