“EDUCAÇÃO E MUDANÇA”: A BUSCA POR ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO POPULAR COMO INSTRUMENTO DE “POLÍTICA E EDUCAÇÃO” EM SAÚDE SOB A ÓTICA DA ENFERMAGEM
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Nessa linha, a Educação Popular em Saúde (EPS) surge a partir da aproximação entre os saberes científicos e populares para construir uma nova perspectiva de aprendizado que, na concepção da Enfermagem, se coloca como um instrumento potencializador do cuidado. Portanto, tem-se o seguinte objetivo: descrever a viabilização da Educação Popular em Saúde como instrumento político sob a ótica da Enfermagem. Realizou-se uma revisão integrativa de literatura na perspectiva da abordagem qualitativa (FRANCO, 2005) dialogando com o referencial de Paulo Freire a partir de suas contribuições nas obras “Educação e Mudança” (FREIRE, 2013) e “Política e Educação” (FREIRE, 2014). Os resultados apontam que a Enfermagem ao se unir com as camadas populares na construção de saberes pode encontrar uma estratégia política em seu sentido de diminuir desigualdades e considerar a população como sujeitos implicados de suas ações, isto é, atua como facilitadora do controle social. 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