Este artigo propõe a reelaboração do Projeto Político Pedagógico como instrumento que reflete a proposta educacional da Escola Dom Henrique Ruth. A consolidação da educação básica como componente da educação escolar e como direito de todos os cidadãos é um objetivo de toda a sociedade brasileira. Por isso, além de garantir as condições de acesso e permanência de crianças, jovens e adultos é necessário construir um projeto político-pedagógico de educação básica de qualidade, comprometido com as necessidades sociais e culturais da população. Este estudo busca melhorar a qualidade da educação pública para que todos os estudantes aprendam mais e melhor, centrada na tríplice finalidade da educação em função da pessoa, da cidadania e do trabalho, dando ênfase especial no tocante à realização de um diagnóstico atual da escola, reelaboração do quadro de fundamentação curricular ênfase nas: matrizes do Enem, Seape e Saeb e nos pilares da educação mundial; elaboração do quadro do Programa de distorção idade x série – PEEM, do Programa de Estágio, do Pronatec, do Programa do Ensino Médio Inovador, do Programa de Educação Inclusiva; inserção Curricular da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e atualização do quadro dos trabalhos desenvolvidos pela escola na relação família-escola através da participação efetiva da comunidade escolar. O projeto político-pedagógico é um mecanismo eficiente, capaz de proporcionar a escola condições de planejar, buscar meios, pessoas e recursos para a efetivação do mesmo. Nesse sentido, é parte de uma construção coletiva e busca consolidar os ideais de uma escola democrática, inclusiva e abrangente.