Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OLHARES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR: ENTRE RANÇOS E AVANÇOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135812
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9532
    "inscrito_id" => 20749
    "titulo" => "OLHARES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR: ENTRE RANÇOS E AVANÇOS"
    "resumo" => "A construção da identidade negra, em especial, no espaço escolar é uma temática de grande relevância e bastante complexa, que instiga importantes reflexões sobre diversidade, discriminação, inclusão, preconceito e igualdade. Nessa pesquisa, busca-se investigar os principais desafios na construção da identidade negra no espaço escolar, averiguando de que forma esses fatores influenciam não somente a construção da identidade dos alunos, mas também o ambiente escolar como um todo. Discute-se também a relevância de implementação de práticas educativas que promovam a equidade racial, com isso visando uma educação que respeite e, além disso, celebre a diversidade e identidade negra no espaço escolar. Destaca-se: Moranga (2003), Ribeiro (2022), Porfírio (2024), Gomes (2005), Rodrigues (2024), Lopes (2021), entre outros. Metodologicamente é uma pesquisa qualiquantitativa com coleta de dados mediante aplicação de questionários. Mediante os resultados pode-se compreender que a construção de uma identidade negra sólida, em especial no espaço escolar é primordial para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes negros. Levando em consideração a efetivação da lei 10.639/03, pode-se observar que a escola trouxe para dentro da sala de aula discussões como foco na história e cultura negra destacando a contribuição destes povos para a formação do nosso país. Além disso, destaca-se as políticas públicas e ações afirmativas que buscam combater o racismo e exaltar a história e cultura afro brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20749_TB9532_07082025230625.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariaceica4@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135812
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9532
    "inscrito_id" => 20749
    "titulo" => "OLHARES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR: ENTRE RANÇOS E AVANÇOS"
    "resumo" => "A construção da identidade negra, em especial, no espaço escolar é uma temática de grande relevância e bastante complexa, que instiga importantes reflexões sobre diversidade, discriminação, inclusão, preconceito e igualdade. Nessa pesquisa, busca-se investigar os principais desafios na construção da identidade negra no espaço escolar, averiguando de que forma esses fatores influenciam não somente a construção da identidade dos alunos, mas também o ambiente escolar como um todo. Discute-se também a relevância de implementação de práticas educativas que promovam a equidade racial, com isso visando uma educação que respeite e, além disso, celebre a diversidade e identidade negra no espaço escolar. Destaca-se: Moranga (2003), Ribeiro (2022), Porfírio (2024), Gomes (2005), Rodrigues (2024), Lopes (2021), entre outros. Metodologicamente é uma pesquisa qualiquantitativa com coleta de dados mediante aplicação de questionários. Mediante os resultados pode-se compreender que a construção de uma identidade negra sólida, em especial no espaço escolar é primordial para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes negros. Levando em consideração a efetivação da lei 10.639/03, pode-se observar que a escola trouxe para dentro da sala de aula discussões como foco na história e cultura negra destacando a contribuição destes povos para a formação do nosso país. Além disso, destaca-se as políticas públicas e ações afirmativas que buscam combater o racismo e exaltar a história e cultura afro brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20749_TB9532_07082025230625.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariaceica4@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A construção da identidade negra, em especial, no espaço escolar é uma temática de grande relevância e bastante complexa, que instiga importantes reflexões sobre diversidade, discriminação, inclusão, preconceito e igualdade. Nessa pesquisa, busca-se investigar os principais desafios na construção da identidade negra no espaço escolar, averiguando de que forma esses fatores influenciam não somente a construção da identidade dos alunos, mas também o ambiente escolar como um todo. Discute-se também a relevância de implementação de práticas educativas que promovam a equidade racial, com isso visando uma educação que respeite e, além disso, celebre a diversidade e identidade negra no espaço escolar. Destaca-se: Moranga (2003), Ribeiro (2022), Porfírio (2024), Gomes (2005), Rodrigues (2024), Lopes (2021), entre outros. Metodologicamente é uma pesquisa qualiquantitativa com coleta de dados mediante aplicação de questionários. Mediante os resultados pode-se compreender que a construção de uma identidade negra sólida, em especial no espaço escolar é primordial para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes negros. Levando em consideração a efetivação da lei 10.639/03, pode-se observar que a escola trouxe para dentro da sala de aula discussões como foco na história e cultura negra destacando a contribuição destes povos para a formação do nosso país. Além disso, destaca-se as políticas públicas e ações afirmativas que buscam combater o racismo e exaltar a história e cultura afro brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.