ENTRE MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS: REFLEXÕES AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS FORMATIVAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132288 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4530 "inscrito_id" => 11615 "titulo" => "ENTRE MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS: REFLEXÕES AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS FORMATIVAS" "resumo" => "Narro e discuto aspectos dos muitos caminhos que integraram esta pesquisa, constituindo-a como uma “via de mão dupla”, em que processos de construção de conhecimento e de autoconhecimento.O trabalho trata-se de uma investigação narrativa autobiográfica que acontece ao passo que caminha nela mesma até seu ponto final, renovando-se em cada novo achado de pesquisa. Fazer-se nesse movimento é um destes achados de pesquisa que colocam o panorama geral deste trabalho sobre a prática de uma formadora de formadores, que atua com formação continuada de formadores dos anos iniciais, na rede SESI-SP de Ensino.Essa pesquisa se pauta no olhar epistemológico de um pesquisadora plural sobre as peripécias de seu estar sendo formadora de formadores,que dialoga com referencial teórico Bosi ( 1994), Bakhtin Bakhtin (1992) e Benjamim (1987). A pesquisa narrativa é uma metodologia que consiste na coleta de histórias sobre um determinado assunto em busca de informações para entender um fenômeno específico.Este texto que foi tecido em uma pesquisa narrativa (auto)biográfica, no ano de 2023. Com o objetivo de compreender como se constitui as aprendizagens, afetos e conhecimentos compartilhados em experiências de escritas narrativas (auto)biográficas relacionadas à formação de professores no Sistema SESI-SP de Ensino. Pauta-se pelos dispositivos metodológicos: diário de bordo e escritas narrativas, refletidas à luz da memória (auto)biográfica. resultados elucidaram que as escritas narrativas dos sujeitos, tem se revelado potencialmente significativas reverberando-se em expressões de subjetividade, sensibilidade e afetuosidade, constituindo-se em aprendizagens, conhecimentos e formação. A reflexão e a ressignificação dessas práticas de auto investigação, vividas como pesquisadora e como formadores de outros formadores de professores, conduziram minha ação investigativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11615_TB4530_02042025101947.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA MARTINS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "pati.pmo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132288 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4530 "inscrito_id" => 11615 "titulo" => "ENTRE MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS: REFLEXÕES AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS FORMATIVAS" "resumo" => "Narro e discuto aspectos dos muitos caminhos que integraram esta pesquisa, constituindo-a como uma “via de mão dupla”, em que processos de construção de conhecimento e de autoconhecimento.O trabalho trata-se de uma investigação narrativa autobiográfica que acontece ao passo que caminha nela mesma até seu ponto final, renovando-se em cada novo achado de pesquisa. Fazer-se nesse movimento é um destes achados de pesquisa que colocam o panorama geral deste trabalho sobre a prática de uma formadora de formadores, que atua com formação continuada de formadores dos anos iniciais, na rede SESI-SP de Ensino.Essa pesquisa se pauta no olhar epistemológico de um pesquisadora plural sobre as peripécias de seu estar sendo formadora de formadores,que dialoga com referencial teórico Bosi ( 1994), Bakhtin Bakhtin (1992) e Benjamim (1987). A pesquisa narrativa é uma metodologia que consiste na coleta de histórias sobre um determinado assunto em busca de informações para entender um fenômeno específico.Este texto que foi tecido em uma pesquisa narrativa (auto)biográfica, no ano de 2023. Com o objetivo de compreender como se constitui as aprendizagens, afetos e conhecimentos compartilhados em experiências de escritas narrativas (auto)biográficas relacionadas à formação de professores no Sistema SESI-SP de Ensino. Pauta-se pelos dispositivos metodológicos: diário de bordo e escritas narrativas, refletidas à luz da memória (auto)biográfica. resultados elucidaram que as escritas narrativas dos sujeitos, tem se revelado potencialmente significativas reverberando-se em expressões de subjetividade, sensibilidade e afetuosidade, constituindo-se em aprendizagens, conhecimentos e formação. A reflexão e a ressignificação dessas práticas de auto investigação, vividas como pesquisadora e como formadores de outros formadores de professores, conduziram minha ação investigativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11615_TB4530_02042025101947.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA MARTINS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "pati.pmo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }