APROXIMAÇÕES ENTRE O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS ESTUDANTIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135604 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9240 "inscrito_id" => 19444 "titulo" => "APROXIMAÇÕES ENTRE O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS ESTUDANTIS" "resumo" => "Esta pesquisa possui como objetivo analisar o processo formativo de lideranças estudantis na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando seus espaços pedagógicos e fundamentos ético-políticos. Possui como abrangência os Institutos Federais de Educação (IFs), com ênfase no Ensino Médio Integrado e compõe um estudo desenvolvido do âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Ifal (ProfEPT/Ifal-CABB). Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e do tipo exploratória. A discussão do tema está fundamentada nas imagens socialmente construídas das juventudes, destacando-se perspectivas que associam a baixa participação juvenil nos espaços de subjetivação pública e de direção ao desinteresse, à dificuldade de integração às normas, ou ainda analisam a condição juvenil enquanto espaço de moratória para a vida adulta, conformando suas trajetórias à aprendizes. Observa-se que o lugar das juventudes nos contextos de liderança está historicamente interpelado por relações de poder e, considerando o contexto escolar, pela produção de lógica de consensos e por processos formativos individualizantes, direcionados à aquisição de competências dissociadas da articulação entre conhecimento e prática social. Diante dos fatores que cerceiam as possibilidades de aprendizagem dos estudantes para operarem de forma mais ampla em espaços de lideranças, identifica-se, nas fissuras do capitalismo, a concepção de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica como proposta formativa, fundamentada no trabalho como princípio educativo, direcionada à superação da dualidade entre trabalho manual e trabalho intelectual, buscando integrar o estudante não somente ao mundo produtivo, mas também à atividade social de forma plena. Destacam-se, nesse contexto, além dos seus fundamentos pedagógicos, espaços e praticas educativas que estimulam os estudantes à gestão democrática dos espaços escolares, ao trabalho coletivo e ao exercício da representatividade, reafirmando a participação social dos estudantes enquanto sujeitos políticos, com narrativas e necessidades que não se restringem ao discurso do outro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19444_TB9240_04082025181859.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELLEN CAROLYNE BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HELLEN" "autor_email" => "hellencarolyneboliveira@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135604 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9240 "inscrito_id" => 19444 "titulo" => "APROXIMAÇÕES ENTRE O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS ESTUDANTIS" "resumo" => "Esta pesquisa possui como objetivo analisar o processo formativo de lideranças estudantis na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando seus espaços pedagógicos e fundamentos ético-políticos. Possui como abrangência os Institutos Federais de Educação (IFs), com ênfase no Ensino Médio Integrado e compõe um estudo desenvolvido do âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Ifal (ProfEPT/Ifal-CABB). Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e do tipo exploratória. A discussão do tema está fundamentada nas imagens socialmente construídas das juventudes, destacando-se perspectivas que associam a baixa participação juvenil nos espaços de subjetivação pública e de direção ao desinteresse, à dificuldade de integração às normas, ou ainda analisam a condição juvenil enquanto espaço de moratória para a vida adulta, conformando suas trajetórias à aprendizes. Observa-se que o lugar das juventudes nos contextos de liderança está historicamente interpelado por relações de poder e, considerando o contexto escolar, pela produção de lógica de consensos e por processos formativos individualizantes, direcionados à aquisição de competências dissociadas da articulação entre conhecimento e prática social. Diante dos fatores que cerceiam as possibilidades de aprendizagem dos estudantes para operarem de forma mais ampla em espaços de lideranças, identifica-se, nas fissuras do capitalismo, a concepção de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica como proposta formativa, fundamentada no trabalho como princípio educativo, direcionada à superação da dualidade entre trabalho manual e trabalho intelectual, buscando integrar o estudante não somente ao mundo produtivo, mas também à atividade social de forma plena. Destacam-se, nesse contexto, além dos seus fundamentos pedagógicos, espaços e praticas educativas que estimulam os estudantes à gestão democrática dos espaços escolares, ao trabalho coletivo e ao exercício da representatividade, reafirmando a participação social dos estudantes enquanto sujeitos políticos, com narrativas e necessidades que não se restringem ao discurso do outro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19444_TB9240_04082025181859.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELLEN CAROLYNE BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HELLEN" "autor_email" => "hellencarolyneboliveira@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }