CRIAÇÃO, USO E REPLICABILIDADE DE JOGO/PASSATEMPO COMO ATIVIDADE LÚDICA NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135188 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8637 "inscrito_id" => 18187 "titulo" => "CRIAÇÃO, USO E REPLICABILIDADE DE JOGO/PASSATEMPO COMO ATIVIDADE LÚDICA NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Os conhecimentos químicos devem apontar para a formação de um cidadão cada vez mais comprometido com a sustentabilidade, principalmente nesses anos do novo século, de forma que suas práticas e atitudes corroborem com o planejamento social, na busca de uma sociedade mais justa e organizada. É o conhecimento vivo que conduz a grande aventura da descoberta do universo, da vida, do homem (MORIN, 2005). A proposta de se utilizar o tema lúdico, baseado na criação de jogo e passatempo, figurados em caça – palavras e palavras cruzadas dentro dos temas estudados no aprendizado da escola, se justifica na crescente necessidade de se ter no convívio escolar a possibilidade de uma abordagem relativamente leve, tratando de conteúdos tidos como “duros”, situações diversas da realidade dos estudantes e, sendo uma forma de transmitir o conhecimento e promover a aprendizagem. O tema foi trabalhado a partir dos conteúdos estudados na escola, com aulas, contextualizando com a realidade dos estudantes, em função disso, pesquisas direcionadas e relatos corrigidos pelo professor, visitas técnicas, construindo ao final, livretos de caça – palavras e palavras cruzadas, com fontes, distribuídos nas demais turmas da escola, replicando em outras séries, suas redes sociais, de forma presencial participativa, na comunidade e na família. Dentre as melhorias a partir dos resultados, estão a diminuição da evasão escolar, aumento do índice de notas nos bimestres, a produção de informações da escola para a comunidade, o aproveitamento do tempo dos estudantes, a replicação em outras séries e outras turmas, a revisão de conteúdos nas turmas de 3º ano, para o ENEM, além de contextualização e interdisciplinaridade entre a Química estudada e as demais disciplinas de outras áreas, com êxito nas avaliações de IDEB, SAEB, ENEM e outros processos avaliativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID18187_TB8637_16072025224147.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOALDO BEZERRA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOALDO BEZERRA" "autor_email" => "bezerramelo@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135188 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8637 "inscrito_id" => 18187 "titulo" => "CRIAÇÃO, USO E REPLICABILIDADE DE JOGO/PASSATEMPO COMO ATIVIDADE LÚDICA NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Os conhecimentos químicos devem apontar para a formação de um cidadão cada vez mais comprometido com a sustentabilidade, principalmente nesses anos do novo século, de forma que suas práticas e atitudes corroborem com o planejamento social, na busca de uma sociedade mais justa e organizada. É o conhecimento vivo que conduz a grande aventura da descoberta do universo, da vida, do homem (MORIN, 2005). A proposta de se utilizar o tema lúdico, baseado na criação de jogo e passatempo, figurados em caça – palavras e palavras cruzadas dentro dos temas estudados no aprendizado da escola, se justifica na crescente necessidade de se ter no convívio escolar a possibilidade de uma abordagem relativamente leve, tratando de conteúdos tidos como “duros”, situações diversas da realidade dos estudantes e, sendo uma forma de transmitir o conhecimento e promover a aprendizagem. O tema foi trabalhado a partir dos conteúdos estudados na escola, com aulas, contextualizando com a realidade dos estudantes, em função disso, pesquisas direcionadas e relatos corrigidos pelo professor, visitas técnicas, construindo ao final, livretos de caça – palavras e palavras cruzadas, com fontes, distribuídos nas demais turmas da escola, replicando em outras séries, suas redes sociais, de forma presencial participativa, na comunidade e na família. Dentre as melhorias a partir dos resultados, estão a diminuição da evasão escolar, aumento do índice de notas nos bimestres, a produção de informações da escola para a comunidade, o aproveitamento do tempo dos estudantes, a replicação em outras séries e outras turmas, a revisão de conteúdos nas turmas de 3º ano, para o ENEM, além de contextualização e interdisciplinaridade entre a Química estudada e as demais disciplinas de outras áreas, com êxito nas avaliações de IDEB, SAEB, ENEM e outros processos avaliativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID18187_TB8637_16072025224147.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOALDO BEZERRA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOALDO BEZERRA" "autor_email" => "bezerramelo@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }