Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO CIENTÍFICO POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UMA ABORDAGEM AUSUBELIANA EM BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O letramento científico forma cidadãos críticos, aptos a interpretar e aplicar conhecimentos em contextos sociais e tecnológicos. Porém, métodos tradicionais, baseados na memorização, limitam competências investigativas e reflexivas. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), ancorada na Aprendizagem Significativa, surge como alternativa ao promover um ambiente participativo, onde novos conhecimentos se conectam a conceitos prévios, tornando a construção do conhecimento mais integrada e contextualizada. Este estudo analisou o impacto da ABP na aprendizagem significativa e no letramento científico de estudantes do ensino médio. A pesquisa foi realizada com alunos de um clube de biologia, por meio de observação participante e análise de diários de bordo. A Análise de Conteúdo de Bardin foi empregada para interpretar os dados, organizando os achados em duas dimensões principais: Compreensão dos Conceitos (CC) e Aplicação do Conhecimento (AC). Na dimensão Compreensão dos Conceitos (CC), 70% dos estudantes (CC2) demonstraram capacidade satisfatória de aplicar conceitos científicos em contextos práticos, enquanto 66,7% (CC1) apresentaram boa assimilação conceitual, indicando que a ABP favorece a aprendizagem significativa. No entanto, desafios foram identificados: 43,3% (CC4) tiveram dificuldades iniciais na compreensão dos conceitos e 46,7% (CC3) apresentaram limitações na explicação clara dos conteúdos, evidenciando a necessidade de fortalecer habilidades comunicativas. Na dimensão Aplicação do Conhecimento (AC), 63,3% dos estudantes (AC1) conseguiram transferir o aprendizado para contextos reais, confirmando o impacto positivo da ABP. A comunicação científica também evoluiu, com 60% (AC2) demonstrando maior clareza na exposição dos conceitos. Contudo, 33,3% (AC3) ainda apresentaram dificuldades na aplicação do conhecimento e na comunicação de descobertas, destacando a necessidade de intervenções pedagógicas específica. A participação dos estudantes em um evento científico permitiu observar avanços na compreensão, aplicação e comunicação científica, fortalecendo o impacto da ABP no letramento científico. Os resultados indicam que a ABP, sob a perspectiva ausubeliana, favorece significativamente o aprendizado.

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