PROJETO ENGENHEIRAS DO AMANHÃ: UM INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO FEMININA EM STEM E ENGENHARIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134841 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8124 "inscrito_id" => 3458 "titulo" => "PROJETO ENGENHEIRAS DO AMANHÃ: UM INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO FEMININA EM STEM E ENGENHARIAS" "resumo" => "O projeto Engenheiras do Amanhã tem como objetivo principal incentivar a participação feminina nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), por meio de ações educativas com foco em meninas do ensino básico. Este trabalho apresenta uma síntese das atividades desenvolvidas durante a execução do projeto, destacando as estratégias pedagógicas utilizadas para promover o interesse de alunas por carreiras tecnológicas, especialmente na engenharia. Fundamentado nos estudos de gênero e educação, baseando-se em autoras como Louro (1997) e Scott (1995), o projeto adota uma abordagem metodológica qualitativa, com uso de oficinas interativas, rodas de conversa e entrevistas com alunas, professoras e voluntárias do programa. A análise dos dados revelou que a representatividade feminina nas ciências é ainda limitada, sendo influenciada por estereótipos de gênero e pela falta de modelos inspiradores. No entanto, as atividades do Engenheiras do Amanhã contribuíram significativamente para a ampliação do horizonte profissional das participantes, reforçando a importância de iniciativas que combinem educação, equidade de gênero e políticas públicas de incentivo à diversidade. Os resultados demonstram que, ao proporcionar um espaço de escuta e protagonismo, o projeto promove o empoderamento das meninas e ajuda a desconstruir padrões excludentes historicamente enraizados na formação acadêmica e profissional. Assim, conclui-se que ações como essa são fundamentais para a construção de um futuro mais igualitário nas áreas tecnológicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3458_TB8124_09062025213340.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLA DA SILVA MENDES" "autor_nome_curto" => "Gabi - UFRJ" "autor_email" => "gabiufrj1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134841 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8124 "inscrito_id" => 3458 "titulo" => "PROJETO ENGENHEIRAS DO AMANHÃ: UM INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO FEMININA EM STEM E ENGENHARIAS" "resumo" => "O projeto Engenheiras do Amanhã tem como objetivo principal incentivar a participação feminina nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), por meio de ações educativas com foco em meninas do ensino básico. Este trabalho apresenta uma síntese das atividades desenvolvidas durante a execução do projeto, destacando as estratégias pedagógicas utilizadas para promover o interesse de alunas por carreiras tecnológicas, especialmente na engenharia. Fundamentado nos estudos de gênero e educação, baseando-se em autoras como Louro (1997) e Scott (1995), o projeto adota uma abordagem metodológica qualitativa, com uso de oficinas interativas, rodas de conversa e entrevistas com alunas, professoras e voluntárias do programa. A análise dos dados revelou que a representatividade feminina nas ciências é ainda limitada, sendo influenciada por estereótipos de gênero e pela falta de modelos inspiradores. No entanto, as atividades do Engenheiras do Amanhã contribuíram significativamente para a ampliação do horizonte profissional das participantes, reforçando a importância de iniciativas que combinem educação, equidade de gênero e políticas públicas de incentivo à diversidade. Os resultados demonstram que, ao proporcionar um espaço de escuta e protagonismo, o projeto promove o empoderamento das meninas e ajuda a desconstruir padrões excludentes historicamente enraizados na formação acadêmica e profissional. Assim, conclui-se que ações como essa são fundamentais para a construção de um futuro mais igualitário nas áreas tecnológicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3458_TB8124_09062025213340.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLA DA SILVA MENDES" "autor_nome_curto" => "Gabi - UFRJ" "autor_email" => "gabiufrj1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }