Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO ENGENHEIRAS DO AMANHÃ: UM INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO FEMININA EM STEM E ENGENHARIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto Engenheiras do Amanhã tem como objetivo principal incentivar a participação feminina nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), por meio de ações educativas com foco em meninas do ensino básico. Este trabalho apresenta uma síntese das atividades desenvolvidas durante a execução do projeto, destacando as estratégias pedagógicas utilizadas para promover o interesse de alunas por carreiras tecnológicas, especialmente na engenharia. Fundamentado nos estudos de gênero e educação, baseando-se em autoras como Louro (1997) e Scott (1995), o projeto adota uma abordagem metodológica qualitativa, com uso de oficinas interativas, rodas de conversa e entrevistas com alunas, professoras e voluntárias do programa. A análise dos dados revelou que a representatividade feminina nas ciências é ainda limitada, sendo influenciada por estereótipos de gênero e pela falta de modelos inspiradores. No entanto, as atividades do Engenheiras do Amanhã contribuíram significativamente para a ampliação do horizonte profissional das participantes, reforçando a importância de iniciativas que combinem educação, equidade de gênero e políticas públicas de incentivo à diversidade. Os resultados demonstram que, ao proporcionar um espaço de escuta e protagonismo, o projeto promove o empoderamento das meninas e ajuda a desconstruir padrões excludentes historicamente enraizados na formação acadêmica e profissional. Assim, conclui-se que ações como essa são fundamentais para a construção de um futuro mais igualitário nas áreas tecnológicas.

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