Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS COLABORATIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131834
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3892
    "inscrito_id" => 3556
    "titulo" => "PRÁTICAS COLABORATIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta uma pesquisa resultante da Prática Colaborativa no Atendimento Educacional Especializado (AEE) com uma estudante da Educação Especial diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na rede pública de ensino do município de Maceió/AL, durante o ano de 2024. O AEE configura-se como uma política pública essencial para garantir o desenvolvimento educacional dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O professor da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) deve oferecer um atendimento educacional diferenciado e compatível com as necessidades de cada estudante, considerando sua individualidade e ritmo de aprendizagem. Diante das dificuldades apresentadas pela estudante, não verbal e com sérias limitações de interação, a Prática Colaborativa entre o professor da classe regular e o professor do AEE foi fundamental para a construção não apenas do Plano Educacional Individualizado (PEI), mas também para a implementação de ações inclusivas que envolveram toda a comunidade escolar, viabilizando sua inclusão. Ressalta-se que a prática colaborativa entre professores do AEE e docentes do ensino regular resulta em benefícios significativos para os estudantes, incluindo melhor desempenho acadêmico e maior engajamento nas atividades escolares. Além disso, a Tecnologia Assistiva desempenhou um papel crucial, pois, por meio de suas ferramentas, contribuiu para superar as limitações da estudante, permitindo-lhe realizar suas tarefas de forma mais independente e promovendo sua autonomia. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva discutir a relevância da colaboração entre os profissionais da educação e os resultados das estratégias adotadas, evidenciando seu impacto no desenvolvimento da estudante com TEA. Como aporte teórico, foram utilizados autores como Borges (2020), Zerbato (2024), Manton (2020), Capellini (2004), Almeida (2020) e Pletsch (2009). A colaboração entre diferentes profissionais possibilita uma abordagem mais integrada e eficaz, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o social dos estudantes público-alvo da Educação Especial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID3556_TB3892_24032025162438.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA MARIA XAVIER FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adriana.xavier.ferreira@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131834
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3892
    "inscrito_id" => 3556
    "titulo" => "PRÁTICAS COLABORATIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta uma pesquisa resultante da Prática Colaborativa no Atendimento Educacional Especializado (AEE) com uma estudante da Educação Especial diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na rede pública de ensino do município de Maceió/AL, durante o ano de 2024. O AEE configura-se como uma política pública essencial para garantir o desenvolvimento educacional dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O professor da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) deve oferecer um atendimento educacional diferenciado e compatível com as necessidades de cada estudante, considerando sua individualidade e ritmo de aprendizagem. Diante das dificuldades apresentadas pela estudante, não verbal e com sérias limitações de interação, a Prática Colaborativa entre o professor da classe regular e o professor do AEE foi fundamental para a construção não apenas do Plano Educacional Individualizado (PEI), mas também para a implementação de ações inclusivas que envolveram toda a comunidade escolar, viabilizando sua inclusão. Ressalta-se que a prática colaborativa entre professores do AEE e docentes do ensino regular resulta em benefícios significativos para os estudantes, incluindo melhor desempenho acadêmico e maior engajamento nas atividades escolares. Além disso, a Tecnologia Assistiva desempenhou um papel crucial, pois, por meio de suas ferramentas, contribuiu para superar as limitações da estudante, permitindo-lhe realizar suas tarefas de forma mais independente e promovendo sua autonomia. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva discutir a relevância da colaboração entre os profissionais da educação e os resultados das estratégias adotadas, evidenciando seu impacto no desenvolvimento da estudante com TEA. Como aporte teórico, foram utilizados autores como Borges (2020), Zerbato (2024), Manton (2020), Capellini (2004), Almeida (2020) e Pletsch (2009). A colaboração entre diferentes profissionais possibilita uma abordagem mais integrada e eficaz, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o social dos estudantes público-alvo da Educação Especial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID3556_TB3892_24032025162438.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA MARIA XAVIER FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adriana.xavier.ferreira@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa resultante da Prática Colaborativa no Atendimento Educacional Especializado (AEE) com uma estudante da Educação Especial diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na rede pública de ensino do município de Maceió/AL, durante o ano de 2024. O AEE configura-se como uma política pública essencial para garantir o desenvolvimento educacional dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O professor da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) deve oferecer um atendimento educacional diferenciado e compatível com as necessidades de cada estudante, considerando sua individualidade e ritmo de aprendizagem. Diante das dificuldades apresentadas pela estudante, não verbal e com sérias limitações de interação, a Prática Colaborativa entre o professor da classe regular e o professor do AEE foi fundamental para a construção não apenas do Plano Educacional Individualizado (PEI), mas também para a implementação de ações inclusivas que envolveram toda a comunidade escolar, viabilizando sua inclusão. Ressalta-se que a prática colaborativa entre professores do AEE e docentes do ensino regular resulta em benefícios significativos para os estudantes, incluindo melhor desempenho acadêmico e maior engajamento nas atividades escolares. Além disso, a Tecnologia Assistiva desempenhou um papel crucial, pois, por meio de suas ferramentas, contribuiu para superar as limitações da estudante, permitindo-lhe realizar suas tarefas de forma mais independente e promovendo sua autonomia. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva discutir a relevância da colaboração entre os profissionais da educação e os resultados das estratégias adotadas, evidenciando seu impacto no desenvolvimento da estudante com TEA. Como aporte teórico, foram utilizados autores como Borges (2020), Zerbato (2024), Manton (2020), Capellini (2004), Almeida (2020) e Pletsch (2009). A colaboração entre diferentes profissionais possibilita uma abordagem mais integrada e eficaz, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o social dos estudantes público-alvo da Educação Especial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.