O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSO: DESAFIOS E AVANÇOS NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134678 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7890 "inscrito_id" => 16550 "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSO: DESAFIOS E AVANÇOS NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR" "resumo" => "O artigo aqui proposto aborda experiências vivenciadas em 1 sala de recurso, por meio do Programa de Assistência à Docência (PAD), através do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE) na perspectiva de professoras em formação. No PAD, os alunos das diversas licenciaturas têm a oportunidade de vivenciar e experienciar o cotidiano das salas de aula, incluindo as salas de recursos. Dessa forma, através do Atendimento Educacional Especializado (AEE) dentro da sala de recursos, promovemos a inclusão de alunos atípicos, de forma que os alunos possam evoluir significativamente, com atividades específicas de acordo com suas necessidades. A pesquisa tem por objetivo relatar os desafios e avanços com base nas vivências experienciadas com os alunos e as práticas pedagógicas desenvolvidas. Para tanto, a nossa metodologia é um relato de experiência, que se refere às vivências que podem ser oriundas de projetos de extensão, pesquisas acadêmicas, dentre outras (LUDKE; CRUZ, 2010). Aos constantes desafios com sujeitos da inclusão escolar somos atravessadas pelos estudos de Mantoam (2003), Dianez (2017), Barbosa e Souza (2010). Concluímos que a sala de recursos é de extrema importância na vida das crianças atípicas e de suas famílias, por ser rica em materiais e recursos que alavancam o ensino\u{A0}destes\u{A0}alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16550_TB7890_29042025233840.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA GRACI NEGREIROS MUSSOLINI" "autor_nome_curto" => "FERNANDA GRACI" "autor_email" => "fernandagnr2005@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134678 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7890 "inscrito_id" => 16550 "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSO: DESAFIOS E AVANÇOS NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR" "resumo" => "O artigo aqui proposto aborda experiências vivenciadas em 1 sala de recurso, por meio do Programa de Assistência à Docência (PAD), através do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE) na perspectiva de professoras em formação. No PAD, os alunos das diversas licenciaturas têm a oportunidade de vivenciar e experienciar o cotidiano das salas de aula, incluindo as salas de recursos. Dessa forma, através do Atendimento Educacional Especializado (AEE) dentro da sala de recursos, promovemos a inclusão de alunos atípicos, de forma que os alunos possam evoluir significativamente, com atividades específicas de acordo com suas necessidades. A pesquisa tem por objetivo relatar os desafios e avanços com base nas vivências experienciadas com os alunos e as práticas pedagógicas desenvolvidas. Para tanto, a nossa metodologia é um relato de experiência, que se refere às vivências que podem ser oriundas de projetos de extensão, pesquisas acadêmicas, dentre outras (LUDKE; CRUZ, 2010). Aos constantes desafios com sujeitos da inclusão escolar somos atravessadas pelos estudos de Mantoam (2003), Dianez (2017), Barbosa e Souza (2010). Concluímos que a sala de recursos é de extrema importância na vida das crianças atípicas e de suas famílias, por ser rica em materiais e recursos que alavancam o ensino\u{A0}destes\u{A0}alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16550_TB7890_29042025233840.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA GRACI NEGREIROS MUSSOLINI" "autor_nome_curto" => "FERNANDA GRACI" "autor_email" => "fernandagnr2005@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }