Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROMOÇÃO DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID EM SÃO JOÃO DA BALIZA - RR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134645
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7833
    "inscrito_id" => 16567
    "titulo" => "PROMOÇÃO DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID EM SÃO JOÃO DA BALIZA - RR"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a experiência de um estudante de Pedagogia no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvido em uma escola municipal de São João da Baliza/RR. O objetivo foi colaborar com o desenvolvimento de habilidades de leitura de crianças do Ensino Fundamental I, especialmente aquelas com dificuldades, agravadas pelo aumento de estudantes estrangeiros na região. A metodologia envolveu a implementação de projetos pedagógicos, como o “baú da leitura” e atividades de palavras sortidas, planejados em parceria com a professora da turma e a coordenadora do Pibid, para estimular o desenvolvimento cognitivo e a habilidade de leitura em voz alta. Como base teórica, fundamenta-se na importância do contexto social na aprendizagem e na autonomia dos estudantes através de ações educativas práticas. Os resultados preliminares indicam melhorias no interesse das crianças pelas atividades de leitura, além de avanços na alfabetização de parte do grupo, cujo percentual de crianças capazes de ler aumentou. A experiência demonstra que a participação do pibidiano na prática escolar, apoiada por atividades lúdicas e colaboração entre educadores, favorece a superação de dificuldades de aprendizagem e contribui para um ambiente escolar mais estimulante. Assim, o trabalho evidencia que a formação docente se potencializa por meio da vivência direta e da execução de ações pedagógicas que atendam às necessidades dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16567_TB7833_29042025225516.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFERSON DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON"
    "autor_email" => "jefersonsousa0007@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134645
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7833
    "inscrito_id" => 16567
    "titulo" => "PROMOÇÃO DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID EM SÃO JOÃO DA BALIZA - RR"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a experiência de um estudante de Pedagogia no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvido em uma escola municipal de São João da Baliza/RR. O objetivo foi colaborar com o desenvolvimento de habilidades de leitura de crianças do Ensino Fundamental I, especialmente aquelas com dificuldades, agravadas pelo aumento de estudantes estrangeiros na região. A metodologia envolveu a implementação de projetos pedagógicos, como o “baú da leitura” e atividades de palavras sortidas, planejados em parceria com a professora da turma e a coordenadora do Pibid, para estimular o desenvolvimento cognitivo e a habilidade de leitura em voz alta. Como base teórica, fundamenta-se na importância do contexto social na aprendizagem e na autonomia dos estudantes através de ações educativas práticas. Os resultados preliminares indicam melhorias no interesse das crianças pelas atividades de leitura, além de avanços na alfabetização de parte do grupo, cujo percentual de crianças capazes de ler aumentou. A experiência demonstra que a participação do pibidiano na prática escolar, apoiada por atividades lúdicas e colaboração entre educadores, favorece a superação de dificuldades de aprendizagem e contribui para um ambiente escolar mais estimulante. Assim, o trabalho evidencia que a formação docente se potencializa por meio da vivência direta e da execução de ações pedagógicas que atendam às necessidades dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16567_TB7833_29042025225516.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFERSON DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON"
    "autor_email" => "jefersonsousa0007@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência de um estudante de Pedagogia no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvido em uma escola municipal de São João da Baliza/RR. O objetivo foi colaborar com o desenvolvimento de habilidades de leitura de crianças do Ensino Fundamental I, especialmente aquelas com dificuldades, agravadas pelo aumento de estudantes estrangeiros na região. A metodologia envolveu a implementação de projetos pedagógicos, como o “baú da leitura” e atividades de palavras sortidas, planejados em parceria com a professora da turma e a coordenadora do Pibid, para estimular o desenvolvimento cognitivo e a habilidade de leitura em voz alta. Como base teórica, fundamenta-se na importância do contexto social na aprendizagem e na autonomia dos estudantes através de ações educativas práticas. Os resultados preliminares indicam melhorias no interesse das crianças pelas atividades de leitura, além de avanços na alfabetização de parte do grupo, cujo percentual de crianças capazes de ler aumentou. A experiência demonstra que a participação do pibidiano na prática escolar, apoiada por atividades lúdicas e colaboração entre educadores, favorece a superação de dificuldades de aprendizagem e contribui para um ambiente escolar mais estimulante. Assim, o trabalho evidencia que a formação docente se potencializa por meio da vivência direta e da execução de ações pedagógicas que atendam às necessidades dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.