RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM LÚDICA E CONSTRUTIVA.
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A abordagem metodológica baseia-se na análise e revisão bibliográfica da autora Emília Ferreiro, que compreende a aprendizagem da linguagem escrita como um processo ativo e construtivo por parte da criança, e na análise de práticas pedagógicas implementadas em ambientes escolares. O estudo apresenta um relato de experiência desenvolvido durante um estágio não obrigatório, em uma escola particular de Belém, onde foram aplicadas estratégias pedagógicas voltadas para a alfabetização, com foco na promoção de uma aprendizagem significativa e no desenvolvimento de competências linguísticas desde os primeiros anos escolares. As atividades foram desenvolvidas com o objetivo de estimular o interesse pela leitura e escrita de forma lúdica, respeitando os ritmos e as necessidades individuais dos alunos. Os resultados mostram que a inserção da alfabetização na educação infantil, quando realizada de modo planejado e respeitando o ritmo e as necessidades individuais de cada criança, contribui não só para o domínio das habilidades de leitura e escrita, mas também para a formação da autonomia, do pensamento crítico e da capacidade de interação social. Conclui-se que a alfabetização na educação infantil deve ser realizada como um processo gradual, que visa à ampliação do repertório cultural e ao desenvolvimento integral da criança, evitando práticas de alfabetização precoces e inadequadas." 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