FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134395 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7427 "inscrito_id" => 5148 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e está inserida na Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva, aborda sobre a Educação Inclusiva, Formação e Prática Docente e a inclusão de crianças com Transtornos do Espectro Autista no Ensino Regular. Tendo como objetivo: Analisar como ocorre a formação e a prática docente na inclusão de alunos com Transtornos do Espectro Autista – TEA na Educação Infantil da rede regular de ensino nas escolas públicas do munícipio de Santana do Maranhão. A investigação dessa pesquisa será de natureza básica, de abordagem qualitativa, de cunho descritivo. Quanto aos procedimentos, será feito um estudo bibliográfico em bases de dados e pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados será um roteiro de entrevista semiestruturado, direcionado para sete professores titulares e três cuidadores da Educação Infantil na rede municipal de ensino de Santana do Maranhão/MA. No que concerne a revisão da literatura, tem-se como base teórica os autores: Floriani, Cardoso, Lacerda, Couto, Castro, Galter, Freire, Nóvoa, Oliveira, Brasil, entre outros.. Como resultado, espera-se que durante a pesquisa obtenha informações acerca da vivência dos professores, estratégias, práticas docentes e suas dificuldades ao trabalhar crianças autista, e de modo especial no que se refere à Formação diante do contexto da Educação inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID5148_TB7427_30042025205333.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VERONICA OLIVEIRA SIMÃO" "autor_nome_curto" => "MARIA VERONICA" "autor_email" => "mvosimao0311@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134395 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7427 "inscrito_id" => 5148 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e está inserida na Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva, aborda sobre a Educação Inclusiva, Formação e Prática Docente e a inclusão de crianças com Transtornos do Espectro Autista no Ensino Regular. Tendo como objetivo: Analisar como ocorre a formação e a prática docente na inclusão de alunos com Transtornos do Espectro Autista – TEA na Educação Infantil da rede regular de ensino nas escolas públicas do munícipio de Santana do Maranhão. A investigação dessa pesquisa será de natureza básica, de abordagem qualitativa, de cunho descritivo. Quanto aos procedimentos, será feito um estudo bibliográfico em bases de dados e pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados será um roteiro de entrevista semiestruturado, direcionado para sete professores titulares e três cuidadores da Educação Infantil na rede municipal de ensino de Santana do Maranhão/MA. No que concerne a revisão da literatura, tem-se como base teórica os autores: Floriani, Cardoso, Lacerda, Couto, Castro, Galter, Freire, Nóvoa, Oliveira, Brasil, entre outros.. Como resultado, espera-se que durante a pesquisa obtenha informações acerca da vivência dos professores, estratégias, práticas docentes e suas dificuldades ao trabalhar crianças autista, e de modo especial no que se refere à Formação diante do contexto da Educação inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID5148_TB7427_30042025205333.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VERONICA OLIVEIRA SIMÃO" "autor_nome_curto" => "MARIA VERONICA" "autor_email" => "mvosimao0311@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }