Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULTILETRAMENTOS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: EXPERIÊNCIA COM PRODUÇÃO DE VÍDEOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134199
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7112
    "inscrito_id" => 3192
    "titulo" => "MULTILETRAMENTOS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: EXPERIÊNCIA COM PRODUÇÃO DE VÍDEOS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência didática desenvolvida no Instituto Federal da Paraíba – Campus Cajazeiras, que integra a Pedagogia dos Multiletramentos e as Metodologias Ativas ao ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio, com ênfase na produção de vídeos como estratégia de mediação da aprendizagem. Fundamentada em autores como Rojo (2012), no que se refere à pedagogia dos multiletraments, Vygotsky (2001), com a perspectiva sociocultural de construção do conhecimento, Paiva (2011), ao abordar a Complexidade que permeia o processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais e Moran (2015), ao tratar das metodologias ativas e do protagonismo estudantil. A proposta teve como objetivo investigar de que modo práticas digitais, por meio da criação de conteúdos audiovisuais, podem contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa em língua adicional, além de fomentar o protagonismo estudantil.. Os resultados evidenciam que o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), aliado à abordagem dos multiletramentos, amplia a motivação, fortalece a identidade linguística e promove maior autonomia dos aprendizes, ao inseri-los como sujeitos ativos na construção do conhecimento. A produção de vídeos em inglês permitiu aos estudantes vivenciar a língua de forma significativa, conectando a aprendizagem escolar às suas realidades socioculturais. Conclui-se que práticas pedagógicas que articulam multiletramentos e metodologias ativas são essenciais para ressignificar o ensino de línguas no contexto contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3192_TB7112_11042025110214.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA MIGUEL DE SOUZA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA MORAIS"
    "autor_email" => "daniela.morais@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134199
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7112
    "inscrito_id" => 3192
    "titulo" => "MULTILETRAMENTOS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: EXPERIÊNCIA COM PRODUÇÃO DE VÍDEOS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência didática desenvolvida no Instituto Federal da Paraíba – Campus Cajazeiras, que integra a Pedagogia dos Multiletramentos e as Metodologias Ativas ao ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio, com ênfase na produção de vídeos como estratégia de mediação da aprendizagem. Fundamentada em autores como Rojo (2012), no que se refere à pedagogia dos multiletraments, Vygotsky (2001), com a perspectiva sociocultural de construção do conhecimento, Paiva (2011), ao abordar a Complexidade que permeia o processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais e Moran (2015), ao tratar das metodologias ativas e do protagonismo estudantil. A proposta teve como objetivo investigar de que modo práticas digitais, por meio da criação de conteúdos audiovisuais, podem contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa em língua adicional, além de fomentar o protagonismo estudantil.. Os resultados evidenciam que o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), aliado à abordagem dos multiletramentos, amplia a motivação, fortalece a identidade linguística e promove maior autonomia dos aprendizes, ao inseri-los como sujeitos ativos na construção do conhecimento. A produção de vídeos em inglês permitiu aos estudantes vivenciar a língua de forma significativa, conectando a aprendizagem escolar às suas realidades socioculturais. Conclui-se que práticas pedagógicas que articulam multiletramentos e metodologias ativas são essenciais para ressignificar o ensino de línguas no contexto contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3192_TB7112_11042025110214.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA MIGUEL DE SOUZA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA MORAIS"
    "autor_email" => "daniela.morais@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência didática desenvolvida no Instituto Federal da Paraíba – Campus Cajazeiras, que integra a Pedagogia dos Multiletramentos e as Metodologias Ativas ao ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio, com ênfase na produção de vídeos como estratégia de mediação da aprendizagem. Fundamentada em autores como Rojo (2012), no que se refere à pedagogia dos multiletraments, Vygotsky (2001), com a perspectiva sociocultural de construção do conhecimento, Paiva (2011), ao abordar a Complexidade que permeia o processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais e Moran (2015), ao tratar das metodologias ativas e do protagonismo estudantil. A proposta teve como objetivo investigar de que modo práticas digitais, por meio da criação de conteúdos audiovisuais, podem contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa em língua adicional, além de fomentar o protagonismo estudantil.. Os resultados evidenciam que o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), aliado à abordagem dos multiletramentos, amplia a motivação, fortalece a identidade linguística e promove maior autonomia dos aprendizes, ao inseri-los como sujeitos ativos na construção do conhecimento. A produção de vídeos em inglês permitiu aos estudantes vivenciar a língua de forma significativa, conectando a aprendizagem escolar às suas realidades socioculturais. Conclui-se que práticas pedagógicas que articulam multiletramentos e metodologias ativas são essenciais para ressignificar o ensino de línguas no contexto contemporâneo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.