Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES (AS) DO CAMPO: NUANCES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NAS EXPERIÊNCIAS INICIAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), proporciona aos estudantes da área de Licenciatura, em especial do curso de Licenciatura em Educação do Campo em Ciências Humanas e Sociais, a oportunidade de inserção no ambiente escolar antes do estágio obrigatório e da conclusão da formação acadêmica. O trabalho apresenta as experiências e contribuições do Programa PIBID para a formação acadêmica dos bolsistas do curso de Licenciatura em Educação do Campo, com ênfase na atuação na Escola Municipal Maria Aristéia, em Bom Jesus-PI. O objetivo do estudo é relatar as atividades desenvolvidas no PIBID, destacando sua importância para a formação docente e a integração entre universidade e escola. O referencial teórico adotado baseia-se nos estudos de Tardif (2000) e Pimenta e Lima (2006), e outros autores que discutem a construção do saber docente por meio da interrelação entre os conhecimentos adquiridos na universidade e aqueles oriundos da prática pedagógica. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, descritivo, exploratório e pesquisa bibliográfica, baseada na análise das atividades realizadas pelos bolsistas, como aulas expositivas, leitura crítica de textos, análise de filmes, elaboração de relatórios e participação em reuniões pedagógicas. Além disso, foram analisadas as interações entre bolsistas, supervisores e alunos para compreender os impactos da experiência na formação docente. Os resultados evidenciam que o PIBID contribui significativamente para o desenvolvimento profissional dos futuros professores, permitindo a aplicação das teorias estudadas na universidade na prática escolar. A experiência ajudou os bolsistas a compreenderem melhor os desafios da docência, aprimorando suas habilidades pedagógicas e sua capacidade de reflexão crítica sobre o ensino. Conclui-se que o PIBID é um programa essencial no processo de formação docente, para os discentes da LEDOC, pois possibilita uma imersão na realidade escolar, promovendo trocas de saberes e preparando os licenciandos para os desafios da educação.

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