CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES (AS) DO CAMPO: NUANCES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NAS EXPERIÊNCIAS INICIAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133355 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5960 "inscrito_id" => 11922 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES (AS) DO CAMPO: NUANCES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NAS EXPERIÊNCIAS INICIAIS" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), proporciona aos estudantes da área de Licenciatura, em especial do curso de Licenciatura em Educação do Campo em Ciências Humanas e Sociais, a oportunidade de inserção no ambiente escolar antes do estágio obrigatório e da conclusão da formação acadêmica. O trabalho apresenta as experiências e contribuições do Programa PIBID para a formação acadêmica dos bolsistas do curso de Licenciatura em Educação do Campo, com ênfase na atuação na Escola Municipal Maria Aristéia, em Bom Jesus-PI. O objetivo do estudo é relatar as atividades desenvolvidas no PIBID, destacando sua importância para a formação docente e a integração entre universidade e escola. O referencial teórico adotado baseia-se nos estudos de Tardif (2000) e Pimenta e Lima (2006), e outros autores que discutem a construção do saber docente por meio da interrelação entre os conhecimentos adquiridos na universidade e aqueles oriundos da prática pedagógica. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, descritivo, exploratório e pesquisa bibliográfica, baseada na análise das atividades realizadas pelos bolsistas, como aulas expositivas, leitura crítica de textos, análise de filmes, elaboração de relatórios e participação em reuniões pedagógicas. Além disso, foram analisadas as interações entre bolsistas, supervisores e alunos para compreender os impactos da experiência na formação docente. Os resultados evidenciam que o PIBID contribui significativamente para o desenvolvimento profissional dos futuros professores, permitindo a aplicação das teorias estudadas na universidade na prática escolar. A experiência ajudou os bolsistas a compreenderem melhor os desafios da docência, aprimorando suas habilidades pedagógicas e sua capacidade de reflexão crítica sobre o ensino. Conclui-se que o PIBID é um programa essencial no processo de formação docente, para os discentes da LEDOC, pois possibilita uma imersão na realidade escolar, promovendo trocas de saberes e preparando os licenciandos para os desafios da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11922_TB5960_08042025170047.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE JESUS OLIVEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA DE JESUS" "autor_email" => "mariawr66@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133355 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5960 "inscrito_id" => 11922 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES (AS) DO CAMPO: NUANCES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NAS EXPERIÊNCIAS INICIAIS" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), proporciona aos estudantes da área de Licenciatura, em especial do curso de Licenciatura em Educação do Campo em Ciências Humanas e Sociais, a oportunidade de inserção no ambiente escolar antes do estágio obrigatório e da conclusão da formação acadêmica. O trabalho apresenta as experiências e contribuições do Programa PIBID para a formação acadêmica dos bolsistas do curso de Licenciatura em Educação do Campo, com ênfase na atuação na Escola Municipal Maria Aristéia, em Bom Jesus-PI. O objetivo do estudo é relatar as atividades desenvolvidas no PIBID, destacando sua importância para a formação docente e a integração entre universidade e escola. O referencial teórico adotado baseia-se nos estudos de Tardif (2000) e Pimenta e Lima (2006), e outros autores que discutem a construção do saber docente por meio da interrelação entre os conhecimentos adquiridos na universidade e aqueles oriundos da prática pedagógica. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, descritivo, exploratório e pesquisa bibliográfica, baseada na análise das atividades realizadas pelos bolsistas, como aulas expositivas, leitura crítica de textos, análise de filmes, elaboração de relatórios e participação em reuniões pedagógicas. Além disso, foram analisadas as interações entre bolsistas, supervisores e alunos para compreender os impactos da experiência na formação docente. Os resultados evidenciam que o PIBID contribui significativamente para o desenvolvimento profissional dos futuros professores, permitindo a aplicação das teorias estudadas na universidade na prática escolar. A experiência ajudou os bolsistas a compreenderem melhor os desafios da docência, aprimorando suas habilidades pedagógicas e sua capacidade de reflexão crítica sobre o ensino. Conclui-se que o PIBID é um programa essencial no processo de formação docente, para os discentes da LEDOC, pois possibilita uma imersão na realidade escolar, promovendo trocas de saberes e preparando os licenciandos para os desafios da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11922_TB5960_08042025170047.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE JESUS OLIVEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA DE JESUS" "autor_email" => "mariawr66@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }