MANDALA DA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA, POLÍTICA E SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134138 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7023 "inscrito_id" => 5267 "titulo" => "MANDALA DA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA, POLÍTICA E SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "Este texto decorre da pesquisa de pós-graduação em nível de doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa (LP2) “ Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces ”. Tem por objetivo identificar contextos emergentes na história da Educação do Campo no Brasil. Pautada pelo conceito de Contextos Emergentes, que segundo Morosini (2014, p. 386), “[...] são configurações em construção na educação [...] observadas em sociedades contemporâneas e que convivem em tensão com concepções pré-existentes, refletoras de tendências históricas”. Está fundamentada numa pesquisa qualitativa na perspectiva do materialismo histórico-dialético, constitui-se um estudo exploratório bibliográfico e documental, a partir da análise do discurso segundo a teoria de Norman Fairclough (2016), conhecida como Teoria Social do Discurso, o qual aborda a dimensão da linguagem como prática social. Através da analogia de mandalas, as quais são compreendidas como meios para se chegar a um certo objetivo e não o objetivo em si, apresentam-se os contextos emergentes identificados nessa construção: hegemonia neoliberal; luta pela terra; ocupação da escola; sementes crioulas. Tais estratégias de contraposição às injustiças sociais, vão constituindo a Educação do Campo, elemento central da Mandala, contribuindo assim na construção da utopia da sociedade justa e equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5267_TB7023_08042025235208.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELITA TATIANE SILVA DOS SANTOS PERIN" "autor_nome_curto" => "ANGELITA" "autor_email" => "profeangelitatatiane@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134138 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7023 "inscrito_id" => 5267 "titulo" => "MANDALA DA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA, POLÍTICA E SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "Este texto decorre da pesquisa de pós-graduação em nível de doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa (LP2) “ Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces ”. Tem por objetivo identificar contextos emergentes na história da Educação do Campo no Brasil. Pautada pelo conceito de Contextos Emergentes, que segundo Morosini (2014, p. 386), “[...] são configurações em construção na educação [...] observadas em sociedades contemporâneas e que convivem em tensão com concepções pré-existentes, refletoras de tendências históricas”. Está fundamentada numa pesquisa qualitativa na perspectiva do materialismo histórico-dialético, constitui-se um estudo exploratório bibliográfico e documental, a partir da análise do discurso segundo a teoria de Norman Fairclough (2016), conhecida como Teoria Social do Discurso, o qual aborda a dimensão da linguagem como prática social. Através da analogia de mandalas, as quais são compreendidas como meios para se chegar a um certo objetivo e não o objetivo em si, apresentam-se os contextos emergentes identificados nessa construção: hegemonia neoliberal; luta pela terra; ocupação da escola; sementes crioulas. Tais estratégias de contraposição às injustiças sociais, vão constituindo a Educação do Campo, elemento central da Mandala, contribuindo assim na construção da utopia da sociedade justa e equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5267_TB7023_08042025235208.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELITA TATIANE SILVA DOS SANTOS PERIN" "autor_nome_curto" => "ANGELITA" "autor_email" => "profeangelitatatiane@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }