DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE CENTRADO NA ESCOLA (DPDCE) E METODOLOGIAS ATIVAS: VIVÊNCIA FORMATIVA NO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA (PCE).
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134016 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6846 "inscrito_id" => 13138 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE CENTRADO NA ESCOLA (DPDCE) E METODOLOGIAS ATIVAS: VIVÊNCIA FORMATIVA NO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA (PCE)." "resumo" => "O presente resumo argumenta sobre a contribuição do engajamento docente no desenvolvimento de projetos no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) tendo como referência o Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (DPDCE). A justificativa da pesquisa gira em torno do incentivo à formação continuada dos professores, na tentativa de indagar, problematizar e criar soluções aos problemas enfrentados no cotidiano escolar, o DPDCE norteia ações colaborativas para a melhoria do ensino, centrado na vivência escolar, formação contínua e desenvolvimento de projetos na escola. Nesse contexto, pesquisa teve como objetivo apresentar as contribuições do DPDCE na implementação de projetos do Programa Ciência na Escola (PCE); compreender a relevância do DPDCE como documento norteador na formação, planejamento e ações docentes no contexto escolar; investigar o quantitativo de projetos PCE/FAPEAM submetidos e aprovados nos últimos três anos, bem como classificar o nível de formação dos docentes pesquisadores integrantes desses projetos; avaliar resultados, benefícios e avanços obtidos com a adesão dos projetos na escola. Trata-se de uma pesquisa descritiva em uma escola da zona norte de Manaus/AM. Como resultado constatou-se um acréscimo significativo na formação docente a nível de especialização e mestrado na escola; assim como foi observado um aumento expressivo de participações no PCE/FAPEAM, sendo submetido em média de 20 propostas anualmente, sendo que durante os últimos três anos a escola foi contemplada com mais de 30 projetos, com diferentes metodologias ativas empregadas, beneficiando os professores pesquisadores por meio da experiência com projetos de pesquisa ação prevista no DPDCE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13138_TB6846_08042025230945.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILDENETI DE JESUS ALVES COSTA" "autor_nome_curto" => "ILDENETI" "autor_email" => "alvesij.dpdce@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134016 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6846 "inscrito_id" => 13138 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE CENTRADO NA ESCOLA (DPDCE) E METODOLOGIAS ATIVAS: VIVÊNCIA FORMATIVA NO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA (PCE)." "resumo" => "O presente resumo argumenta sobre a contribuição do engajamento docente no desenvolvimento de projetos no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) tendo como referência o Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (DPDCE). A justificativa da pesquisa gira em torno do incentivo à formação continuada dos professores, na tentativa de indagar, problematizar e criar soluções aos problemas enfrentados no cotidiano escolar, o DPDCE norteia ações colaborativas para a melhoria do ensino, centrado na vivência escolar, formação contínua e desenvolvimento de projetos na escola. Nesse contexto, pesquisa teve como objetivo apresentar as contribuições do DPDCE na implementação de projetos do Programa Ciência na Escola (PCE); compreender a relevância do DPDCE como documento norteador na formação, planejamento e ações docentes no contexto escolar; investigar o quantitativo de projetos PCE/FAPEAM submetidos e aprovados nos últimos três anos, bem como classificar o nível de formação dos docentes pesquisadores integrantes desses projetos; avaliar resultados, benefícios e avanços obtidos com a adesão dos projetos na escola. Trata-se de uma pesquisa descritiva em uma escola da zona norte de Manaus/AM. Como resultado constatou-se um acréscimo significativo na formação docente a nível de especialização e mestrado na escola; assim como foi observado um aumento expressivo de participações no PCE/FAPEAM, sendo submetido em média de 20 propostas anualmente, sendo que durante os últimos três anos a escola foi contemplada com mais de 30 projetos, com diferentes metodologias ativas empregadas, beneficiando os professores pesquisadores por meio da experiência com projetos de pesquisa ação prevista no DPDCE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13138_TB6846_08042025230945.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILDENETI DE JESUS ALVES COSTA" "autor_nome_curto" => "ILDENETI" "autor_email" => "alvesij.dpdce@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }